FANDOM


William Wright
Will Wright 2015
Wright em 2015.
Nome William Wright
Sexo Masculino Masculino
Nascimento 20 de janeiro de 1960 (57 anos)
Origem Atlanta, Geórgia
Ícones-bandeira-us Estados Unidos
Ocupação Designer de jogos eletrônicos
Criações Série The Sims
Série SimCity
Spore
Período na EA/Maxis
Lembrança - Emprego
Admissão
1987
Lembrança - Pediu Demissão
Saída
2006 (18 anos)
Participação na série
The Sims (criador e produtor)
The Sims 2 (criador e produtor)
Links externos
Twitter oficial

William Wright, ou simplesmente Will, (Atlanta, Geórgia, 20 de Janeiro de 1960) é um designer de jogos americano e co-fundador da empresa de desenvolvimento de jogos Maxis, agora parte da Electronic Arts. Em abril de 2009, ele deixou a Electronic Arts.

O maior sucesso de Wright veio a ser a série de jogos The Sims, que em 2008 veio a ser o jogo para PC mais vendido na história. Seu último trabalho, Spore, foi lançado em Setembro de 2008. O jogo vendeu mais de 1,000,000 de cópias em apenas três semanas após o lançamento. Ele faz uma aparição em The Simpsons Game para XBox 360[1], onde The Sims e SimCity também são citados.

Carreira

Raid On Bungeling Bay

Raid on Bungeling Bay (1984), o primeiro jogo de Will Wright.

O início de Wright no design de jogos foi muito incomum. Começando pelo curso de arquitetura, seguido de engenharia mecânica, ele acabou caindo em computadores e robótica. Cinco anos de faculdade não trouxeram nenhum diploma. O primeiro jogo que Wright fez foi "Raid on Bungeling Bay" em 1984, mas foi SimCity que levou ele a ser conhecido.

Numa entrevista publicada em fevereiro de 2003, Will alega que os jogos estavam absorvendo tanto de seu tempo que ele decidiu que talvez fazer jogos fosse o seu caminho. O primeiro jogo de Will foi "Raid on Bungeling Bay" para o Commodore 64.

Durante uma festa em 1986, Will Wright conheceu Jeff Braun, um investidor interessado em entrar na indústria de jogos eletrônicos. Juntos, eles fundaram a Maxis no ano seguinte em Orlinda, Califórnia. SimCity, em 1989, foi o primeiro jogo lançado pela empresa, foi um enorme sucesso e é creditado como um dos jogos de computador mais influentes.

Seguindo o sucesso de SimCity, vieram os jogos SimEarth (1990) e SimAnt (1991). Ele não mostrava muito interesse em fazer um segundo jogo de SimCity, mas concordou e ajudou a fazer o design de SimCity 2000, lançado em 1993. O próximo jogo que a empresa viria a lançar seria SimCopter, em 1996. Entretanto, nenhum dos jogos fez tanto sucesso como a franquia SimCity, eles marcaram o nome de Will Wright como desenvolvedor de "software toys" ("brinquedos de software", em tradução livre) - ou seja, jogos que não possuem vencedor ou perdedor.

Logo Electronic Arts

Electronic Arts comprou a Maxis em 1997.

Em 1995, a Maxis anunciou receita de US$ 38 milhões. As ações chegaram a US$ 50 cada e, em seguida, Maxis registrou um prejuízo e o preço caiu. A Electronic Arts comprou a Maxis em junho de 1997. Na mesma época, Wright começou a desenvolver um projeto que ele descrevia como "casa de bonecas virtual", similar a SimCity, mas com foco nas pessoas.

Em 1991, Will Wright perdeu sua casa num incêndio de grandes proporções que ocorreu na área onde morava, ele se inspirou e decidiu transformar sua vida num jogo. O projeto, em sua fase inicial, se chamava "Home Tatics" ("Táticas Caseiras" ou "Táticas de Casa", em tradução livre). Entretanto, Wright mudou de ideia quando alguém sugeriu que o jogador deveria ser avaliado na qualidade de vida que os moradores teriam. Era uma ideia difícil de vender para a Electronic Arts, já que 40% dos funcionários originais foram demitidos depois da aquisição da Maxis.

Quando Will Wright mostrou sua ideia para a mesa de diretores da Maxis, Jeff Braun disse:

A mesa [de diretores] olhou para The Sims e disseram: 'O que é isso? Ele quer fazer uma casa de bonecas interativa? Ele está maluco. Casas de boneca eram para garotas, e garotas não jogavam videogame'.

Jeff Braun

A Maxis pouco apoiou e financiou o jogo, mas a Electronic Arts era mais otimista.

Capa The Sims

The Sims (2000) foi um completo sucesso. A Maxis não pôs muita fé no projeto, embora a Electronic Arts era mais otimista.

The Sims foi distribuído pela Electronic Arts em fevereiro de 2000 e tornou-se o maior sucesso de Wright no seu tempo. O jogo dominou a lista de jogos mais vendidos, e rendeu vários pacotes de expansão e compilações. Wright também criou uma versão online do jogo, que não obteve tanto sucesso quanto o original. Até novembro de 2006, a franquia The Sims já rendeu mais de um bilhão de dólares à EA.

Em outubro de 2006, a Maxis, e, consequentemente, Wright, não trabalham mais na produção das expansões e jogos para a franquia The Sims, visto que a Electronic Arts transferiu toda a equipe da Maxis para uma nova divisão que produziria os jogos (atual The Sims Studio).

Já a Maxis focou sua atenção no seu próximo projeto: Spore. Em março de 2005, Wright havia anunciado o jogo, que seria lançado em 2008. Ele usou seu recente trabalho no jogo para demonstrar métodos que podem ser usados para reduzir a qualidade de conteúdo que necessita ser criado pelos desenvolvedores do jogo. Wright espera inspirar outros para se arriscarem no mundo de criação de jogos.

Abandonando a Maxis

Stupid Fun Club Equipe

Equipe da Stupid Fun Club.

No dia 8 de abril de 2009, Will Wright anunciou oficialmente que iria sair da Electronic Arts (e consequentemente da Maxis) para cuidar de um dos seus mais antigos projetos: o estúdio Stupid Fun Club[2], criado ainda em 2001.

O Stupid Fun Club é descrito por Wright como "uma grande instituição de pesquisa de entretenimento desenvolvendo novas propriedades intelectuais para serem lançadas em diversas plataformas, incluindo videogames, filmes, televisão, internet e brinquedos". O estúdio foi originalmente fundado com o intuito de explorar a paixão dele por robôs.

Atualmente

Bar Karma

Bar Karma logo

Bar Karma, a série produzida por Will Wright.

Em outubro de 2010, a rede de televisão Current TV anunciou que Wright iria produzir um programa para o canal. Este se chama "Bar Karma", e foi ao ar pela primeira vez em 11 de fevereiro de 2011. A série de televisão era a primeira a ser criada junto com os fãs.

Os telespectadores poderiam dar suas ideias para cenas e plot twists por meio de uma ferramenta criada pelo próprio Wright, o "Storymaker". A equipe iria escolher cenas sugeridas e adicionarem no episódio, para criarem um novo a cada semana.

Há um lugar à beira do universo, um foro que está antes do tempo e do espaço, um bar onde a cerveja que você bebe pode nunca ser paga - ao menos, nessa vida. Esse lugar é o Bar Karma. O bilionário notório e sortudo Doug Jones ganha o Bar Karma numa aposta. Ele logo aprende que ser dono do negócio inclui mais do que oferecer o cocktail perfeito. Muito mais. A cada happy hour que uma alma perdida passa vagando pelo bar, encontra a si mesma em encruzilhadas cármicas em sua vida. O pessoal do Bar Karma os guia usando lampejos fantasmagóricos do passado, presente e vários futuros possíveis. O que aconteceria se você pudesse mudar o seu destino? Esta é a pergunta que Bar Karma lança. O show pode começar com [a clássica piada do] "Um cara entra num bar...", mas Bar Karma sempre termina com a vida de alguém transformada... para sempre.

— Sinopse do programa.

A série rendeu apenas uma temporada com 12 episódios, o último indo ao ar em 29 de abril de 2011. O desenvolvimento foi interrompido por motivos desconhecidos e não foi retomado. A rede onde "Bar Karma" era exibido - a "Current TV" - estava disponível apenas na Europa e nunca chegou a entrar no ar no Brasil. A rede de televisão foi vendida, em 2013, para a Al Jazeera Media Network. O futuro do show é uma incógnita, já que nenhum canal adotou a ideia. Provavelmente, "Bar Karma" terá o mesmo destino de SimMars - ser esquecido pelo tempo.

Thred

THRED Fotos Anúncio

"Thred se torna parte da sua identidade", diz Wright.

Recentemente, em entrevista, Will Wright anunciou o lançamento de seu mais novo projeto, "THRED". THRED é um aplicativo para iPhone lançado no dia 7 de maio de 2015 que, segundo o próprio Will, "é uma plataforma de conteúdo que permite às pessoas as ferramentas para rápida e facilmente criarem e compartilharem histórias com várias imagens"[3].

A ideia, segundo Wright, seria criar um aplicativo móvel que não fosse apenas um reflexo da sua identidade, mas parte dela.

Thred logotipo

Logotipo da empresa THRED.

"Pinterest é algo que as pessoas organizam, como um armário ou decorar sua casa", diz. "Há coisas que me representam. Você não costuma contar histórias com Pinterest, são coisas que você embrulha ao seu redor, como um álbum de recortes visual, mas nada específico sobre mim [o usuário], é tudo conteúdo externo". "Thred se torna parte da sua identidade", conclui.

Wright inclusive fundou uma empresa com o mesmo nome (THRED), uma startup[4] que no momento parece estar contando com crowdfunding[5]. Seu foco seria a mídia social, dados pessoais, jogos mobile e simulação[6].

Sobre "Stupid Fun Club", Wright afirmou que o projeto estacionou e está funcionando como uma "empresa de fachada"[7], já que várias pessoas que trabalharam no Stupid Fun Club tornaram-se fundadores da THRED (também conhecida como "Syntertainment"). Afirma ele que queria voltar para a esfera software (principalmente de software para aplicativos), algo que não conseguiu com Stupid Fun Club.

Referências e Alusões nos Jogos

  • Há uma casa de bonecas com o seu nome em The Sims e The Sims 2.
  • Há um jogo de feira, em The Sims: Em Férias, que é semelhante ao jogo "bata-na-toupeira", mas este jogo apresenta sua cabeça.
  • Em The Sims: Num Passe de Mágica, Will Wright é um gigante visto ao escalar o pé de feijão. Sims só podem usar a interação "Ver" com ele. Quando interagido, uma mensagem será exibida: "Obrigado por jogar The Sims".
  • Em The Sims 2, uma das decorações que podem ser colocadas na visão da vizinhança é uma rocha gigante em forma de cabeça, principalmente perceptível em Estranhópolis.
  • Ao pintar um quadro em The Sims 2, há chances de aparecer uma pintura da face dele.
  • Em The Sims 2: Vida de Universitário, ao criar um estudante, há um retrato do lado esquerdo, atrás do espelho, que parece ser uma simself de Will Wright.
  • Há uma bolsa de estudos chamado de "Bolsa de Estudos Will Wright para Gênios" para adolescentes em The Sims 2: Vida de Universitário, para Sims adolescentes que tem 8 pontos ou mais na habilidade Lógica.

Jogos

Curiosidades

  • Em seu Twitter oficial, sua descrição diz: "I enjoy a variety of activities from golf to miniature golf." (Eu aprecio várias atividades, de golfe a minigolfe), que é uma óbvia referência a uma parte da descrição de Laura Caixão em The Sims, que diz: "She enjoys a variety of activities from golf to miniature golf." (Ela aprecia várias atividades, de golfe a minigolfe).

Galeria

Veja também

Referências

  1. Menção a Will Wright em The Simpsons Game para XBox 360
  2. Site oficial do Stupid Fun Club (em inglês)
  3. CRECENTE, Brian. Polygon. HOW WILL WRIGHT IS TURNING YOUR LIFE INTO HIS NEXT SIMULATION. Disponível em: <http://www.polygon.com/features/2015/5/7/8564891/will-wright-sim-city-the-sims-spore>. Acessoe em 6 de abril de 2016. (em inglês)
  4. Empresas jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. (Fonte: EXAME.com)
  5. Financiamento coletivo de um projeto ou de uma iniciativa através do arrecadamento de pequenas contribuições monetárias de um número grande de pessoas com os mesmos interesses, realizada tipicamente pela internet.
  6. Perfil da THRED na rede AngelList
  7. Frequentemente mencionada pelo seu viés criminoso, uma empresa de fachada define-se como "qualquer entidade criada e controlada por outra organização, seja uma agência de inteligência, grupo de crime organizado, grupos religiosos ou políticos, grupos de advocacia, ou corporações" (Wikipédia).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória