FANDOM

Universidades são sub-bairros onde um Sim se muda temporariamente enquanto estuda sua especialização. São os temas principais dos pacotes de expansão Vida de Universitário[TS2] e Vida Universitária[TS3].

The Sims 2: Vida de Universitário

Universidade (ícone)
O sistema de ensino superior foi introduzido à The Sims 2 por meio de seu primeiro pacote de expansão, Vida de Universitário.

O campus

UNESIM

UNESIM, um dos campus pré-fabricados e disponível para ser adicionado a qualquer vizinhança.

O pacote de expansão adicionou a possibilidade de adicionar um campus à uma vizinhança base. O jogador pode optar por adicionar um dos três campus pré-fabricados (UNESIM, La Fiesta Tec e Le Dancê Academic), assim como criar um campus personalizado. Seus moradores serão sempre jovens adultos, embora Sims de outras idades podem ser convidados para visitar pelos estudantes. Todo campus terá um elenco de townies e NPCs específicos cujos nomes são gerados aleatoriamente.

Tal como acontece com outras subvizinhanças e vizinhanças base em The Sims 2, os jogadores podem criar seus próprios bairros universitários personalizados usando terrenos importados de SimCity 4.

O campus possui, como uma vizinhança normal, lotes residenciais e comunitários. Entretanto, lotes residenciais só podem ser alugados por valores altos. Para os Sims sem muitas condições, existem as repúblicas e, para aqueles que conseguirem ingressar, o grêmio estudantil. Sociedades secretas também são tipos de lotes presentes no campus, invisíveis na visão da vizinhança e de acesso restrito para apenas os Sims escolhidos.

Dentro do campus, os dias da semana não são mais mostrados. O painel abaixo da foto do Sim na interface do usuário – que, na vizinhança base, mostra sua idade – mostrará seu progresso durante os quatro anos da universidade. Estes, por sua vez, são formados por dois semestres que duram 72 horas-Sim (três dias).

Ingresso

Apenas adolescentes podem ser enviados para a universidade. Sims mais velhos não podem ingressar pois "não há programa de pós-graduação para adultos", segundo o jogo.

Caso haja um campus adicionado a uma vizinhança base, Sims adolescentes que aspirem conhecimento ou riqueza (assim como seus pais e avós) normalmente desejarão conseguir bolsas de estudos e ir para a universidade. Sims que se tornarem adultos sem passar pela universidade normalmente terão uma lembrança negativa. Sims em vizinhanças sem campus não apresentarão esses desejos e penalidades.

Adolescentes podem concorrer a bolsas de estudo selecionando esta opção por meio do telefone ou computador. Os Sims ganharão bolsas de estudo no valor de §1.000 para serem utilizados quando se mudarem para o campus por cada habilidade que tiverem (acima do nível 8), seu desempenho na escola, se foram abduzidos por alienígenas, chegaram ao topo de seu emprego de meio período ou sejam órfãos ou zumbis.

VU mandar para universidade

Painel Mandar Sims para a Universidade na visão do campus.

Para enviar adolescentes para a universidade, pode utilizar-se o telefone (para Sims controláveis) ou a ferramenta "Mandar Sims para a Universidade" no painel da vizinhança. Nesta opção, os jogadores podem enviar Sims controláveis elegíveis (apontados com um plumbob verde ao lado do nome), townies e NPCs adolescentes (como entregadores de jornal e operadores de caixa. Depois de formado e nomeado, o grupo aparecerá no Estoque de Estudantes no campus.

Estudantes também podem ser criados no Criar um Sim da universidade, já como jovens adultos. Os estudantes, dentro do campus, são agrupados em grupos, onde cada Sim mantém seu nome e sobrenome, mas o dinheiro e os amigos são coletivos.

Quando enviados para o campus, o jogador deverá escolher um lugar para abrigar os Sims. Há duas opções principais: lotes residenciais (caros demais a não ser que os Sims possuam o dinheiro suficiente) ou repúblicas. Grêmios estudantis só são elegíveis após o Sim ser aceito e caso haja espaço o suficiente no lote.

Especialização

Ícone Lupa Interrogação Veja também: Especialização.
Tabela de seleção de especialização em The Sims 2

Menu de escolha de especialização.

Os universitários recém-ingressados deverão declarar sua especialização. Especializações são os cursos que a universidade oferece – cada um possui um horário próprio de aulas para cada semestre, requer certas habilidades e prepara para uma série de carreiras para quando o Sim tornar-se adulto.

Quando ingressam, os Sims estarão se especializando em Indecisão até que escolham a especialização que mais se identifiquem. Os Sims só podem se especializar em indecisão até o último semestre do segundo ano de universidade. Quando passarem para o terceiro ano, serão automaticamente inscritos na especialização em filosofia. É possível declarar sua especialização pelo telefone ou por um computador. Até o segundo semestre do terceiro ano é possível mudar de especialização. No quarto ano, essa opção não é mais disponível.

Estudando

TS2VU barra incompleta

A barra de Desempenho da Aula não atingirá seu potencial máximo até que todas as habilidades requeridas estejam no nível exigido.

A fim de serem aprovados, os universitários devem preencher a sua barra de Desempenho da Aula até, no mínimo, a metade. Nem sempre a barra estará expandida no seu potencial máximo: ela pode estar a 1/8 do seu tamanho total (caso o Sim não possua o nível requerido em duas ou mais habilidades) ou a 1/4 (caso o Sim não possua uma habilidade no nível requerido). Caso todas as habilidades estejam ao nível suficiente, a barra ficará no seu tamanho integral e original.

Assistir às aulas, fazer as tarefas e fazer pesquisas com os livros da estante aumentarão a barra de desempenho. Interagir com os NPCs professores – os quais o universitário conhece após assistir à sua primeira aula –, seja de forma amigável ou amorosa, também aumenta a barra.

Sims que não atingirem o mínimo necessário para aprovação entrarão em Avaliação Acadêmica, uma espécie de "segunda chance", para que este estude e melhore seu desempenho. Caso isto não ocorra e o Sim faça o teste final com a avaliação abaixo da média, será expulso da universidade e retornado para o Estoque de Famílias da vizinhança original.

TS2VU interface universidade

Interface da universidade.

Como afirmado anteriormente, a experiência na universidade é formada por quatro anos, separados em semestres que duram 72 horas-Sim cada (três dias). Terminado um semestre, os Sims terão que prestar seu Exame Final para avaliar seu desempenho e para que possam ser aprovados para o próximo (caso possuam pontos suficientes).

A cada semestre, o Sim irá receber uma média geral (MG) de zero a dez dependendo de quão alta sua barra de avaliação acadêmica estava quando o teste final foi aplicado. O quão mais alta a nota, mais dinheiro o Sim ganhará com sua bolsa de estudos para continuar seus estudos após prestar seu Exame Final. Sims com média geral alta entrarão na lista dos melhores da universidade, gerando uma lembrança positiva para si e para seus parentes.

Ao completar os anos da universidade, os Sims também recebem benefícios adicionais permanentes:

  • Primeiro ano: mais um espaço para desejos (totalizando cinco);
  • Segundo ano: possibilidade de trancar dois desejos/temores;
  • Terceiro ano: possibilidade de trocar de aspiração;
  • Quarto ano: mais um espaço para desejos (totalizando seis).

Entretanto, os Sims que forem expulsos da universidade receberão um espaço adicional para temores (totalizando quatro).

Se formando

Após terminarem o último semestre do quarto ano, os Sims consolidarão suas médias gerais e, dependendo de seu resultado, receberão títulos de honra e um diploma que será depositado no inventário dos mesmos.

Ao se formarem, Sims com média abaixo de 9,5 não receberão títulos de honra. Sims com média de 9,5 e 9,7 se formarão com Destaque. Se formarão com Louvor e Destaque aqueles com média 9,7 a 9,9. Aqueles que se formarem com média geral 10 irão se formar com Distinção, Louvor e Destaque.

Formar-se com honras irão oferecer um avanço considerável nas carreiras listadas como ideais para as suas especializações. Se o Sim se formou apenas com "Distinção", ele ou ela vai iniciar em um nível de bônus em suas carreiras. Se o Sim se formou com "Louvor", vai iniciar com dois níveis de bônus. E se ele se formou com "Distinção, Louvor e Destaque", vai iniciar com três níveis de bônus.

Depois de formados, os Sims podem ficar mais 72 horas dentro do campus até serem obrigados a voltar para a vizinhança de origem. A qualquer momento, os formados podem utilizar o telefone usando a interação "Ligar.../Voltar para [nome da vizinhança]" para saírem do campus. Durante este tempo, os Sims podem se dedicar à atividades de lazer ou até dar uma festa de formatura.

Após formados, os Sims aparecerão no Estoque de Famílias na vizinhança original.

The Sims 3: Vida Universitária

Para ingressar na universidade, o Sim pode ser jovem adulto, adulto ou idoso para fazê-lo. O primeiro passo é receber o Kit de Boas-Vindas da universidade, que pode ser entregue na porta da casa do Sim por um mascote lhama ou ser comprado pelo modo Compra.

O kit é um balde, com uma camisa da universidade e um teste para avaliar a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos, e assim, diminuir os custos com a matrícula e ganhar créditos de graça. Para conseguir uma bolsa, é necessário ter habilidades relacionadas ao curso em um nível alto, ou ter experiência profissional.

Tela início universidade

A tela de ingresso a universidade.

Ao escolher matricular-se na universidade, um menu aparecerá. Este mostrará os Sims aptos para ingressarem na universidade. Quando um Sim é adicionado a lista, uma coluna irá mostrar seu "auxílio financeiro", ou seja, as bolsas de estudo que possuem, valor que será descontado posteriormente do custo.

No terceiro menu, o jogador deve escolher um curso entre os seis disponíveis. Também é possível definir a quantidade de créditos que o Sim terá. Quanto mais créditos o Sim tiver, mais aulas terá e demorará menos tempo para se formar, embora terá pouco tempo livre. Também é possível definir se todos os Sims ficarão um ou dois semestres na universidade (isto, obviamente, afetará o preço).

Quando o Sim escolhe uma especialização, ele terá uma agenda de aulas, no que inclui: segundas, quartas e sextas-feiras, aula na universidade. Às terças, aula especial em algum lugar específico para cada curso e às quintas, palestra da sua especialização no centro acadêmico universitário.

Os Sims terão duas semanas para se preparar para os exames finais. Na primeira semana, eles terão um exame final na sexta, antes de ir para a palestra no centro acadêmico. Na segunda semana, o exame final declará se o Sim passou ou não. Ele irá voltar para casa, mas escolherá se vai voltar ou ficar na sua cidade natal.

Universidade como sub-bairro

Em The Sims 3, só existe uma universidade: a Universidade Sims. Diferentemente de seu antecessor, existem lotes acadêmicos onde os Sims assistem suas aulas, além de todos outros rabbit holes necessários para o sustento dos Sims que moram ali.