FANDOM


Wiki-wordmark.png

Estas convenções de estilo devem ser utilizadas como referência para uniformizar os artigos da The Sims Wiki: é um guia de estilo. As regras propostas não são obrigatórias. Há várias boas formas de se fazer algo, mas se todos fizerem da mesma forma a The Sims Wiki tornar-se-á muito mais fácil de consultar, manter e expandir.

Tipos de páginas

  • Páginas sobre jogos: Em páginas de jogos, deve-se iniciar indicando o nome do jogo (em PT-BR e PT-PT), sua data de lançamento e principais destaques. Depois, a descrição oficial do mesmo (se presente) e a descrição básica dos recursos do jogo, contando com vários links.
  • Páginas de participação do público: Páginas como histórias dos jogadores ou opiniões dos jogadores devem apenas conter a predefinição básica e uma lista de ícones, em que cada um deles é adicionado pelo jogador que quiser contar sua história ou deixar sua opinião sobre o jogo.
  • Páginas sobre Sims: Em páginas de Sims, o conteúdo deverá explanar a aparição do Sim dentro do jogo, falando sobre quem mora com o mesmo, sua idade, parentes, personalidade, carreira, etc. Se houverem outras aparições do Sim, cada aparição exigirá uma seção separada.
  • Páginas sobre objetos: Páginas sobre objetos tendem a explicar, já na sua introdução, o preço, a função e a aparição do objeto, utilizando a predefinição Objeto. Modelos de um mesmo objeto devem ser citados nesta mesma página. Caso hajam muitos modelos e a página fique muito lotada, considere criar uma página auxiliar (como "Lista dos modelos de veículos de The Sims 2", que é página auxiliar de Carro). Se houverem outras aparições do objeto, cada aparição exigirá uma seção separada.
    • Caso um modelo de objeto se destaque de outros (como, por exemplo, o Carango Velho da Mentes Mecânicas se diferencia dos outros carros por ser reparável), é aceitável criar uma página separada, falando apenas deste objeto.
  • Páginas sobre recursos: Páginas sobre recursos explicam a fundo algum recurso adicionado no jogo. Caso tal recurso apareça em vários jogos e funcione sempre de maneira parecida, considere não separar o conteúdo em seções.

Título dos artigos

A escolha do título para um artigo é o primeiro passo na criação de um novo conteúdo da The Sims Wiki. Preferencialmente, o título deve descrever o assunto a tratar de forma sintética e sem ambiguidade. O uso de maiúsculas e minúsculas num título depende da aparição do objeto ou Sim no jogo. Em caso de dúvida, mantenha apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo.

Quando o texto de um artigo tem uma ligação interna para outro, tenha em consideração que, caso o artigo ligado não exista ainda, esse nome será usado para criá-lo.

Em páginas cujo assunto possui mais de dois nomes (exemplos são traço de personagem ou morte por inanição), que mantenha-se apenas a primeira palavra/nome em letra maiúscula. Exceções fazem-se à nomes de Sims (Laura Caixão e Daniel dos Encantos mantém nome e sobrenomes começando com letra maiúscula), de lotes, de objetos e de recursos que sejam assim grifados dentro do jogo (como Filmes & Literatura ou Música e Dança).

Recomenda-se criar páginas de redirecionamento (cujo único conteúdo é "#REDIRECIONAMENTO [[nome da página]]") caso erros comuns de digitação ou uso de plural aconteçam. Exemplos: "Pacotes de Expansão", capitalizado e no plural, redireciona para "Pacote de expansão"; "Especializações" redireciona para "Especialização".

Também é recomendado prestar atenção aos Sims que possuem nomes diferentes entre a versão em português europeu (PT-PT) e português brasileiro (PT-BR). O nome em PT-PT deve ser uma página de redirecionamento para o nome em PT-BR. Exemplo: Dário Sonhador (PT-PT) redireciona para Dario nas Nuvens (PT-BR). Isto se dá pela política da wiki com o público português.

Parágrafo introdutório

Todos os artigos devem ter um parágrafo introdutório no qual se define brevemente e se contextualiza o assunto a ser tratado. Este parágrafo pode ser dividido em dois ou mais quando necessário. Neste parágrafo introdutório deve estar indicado o título do artigo em negrito, de preferência no início da primeira linha e o contexto deve ficar claro logo nas primeiras palavras.

Se o título do artigo tiver outra denominação possível e as duas podem ser utilizadas uma no lugar da outra sem perda de sentido para ninguém, então cada uma das formas deve aparecer em negrito, preferencialmente ligadas pelo termo "ou". Se o título do artigo deveria mudar conforme a variante do português empregada, a forma correta para cada variante deve ser indicada e deve ficar claro o que é aceito em cada variante.

Exemplo: The Sims 3: Pets(PT-BR) ou Os Sims 3: Mascotes(PT-PT) é o quinto pacote de expansão para The Sims 3.

Por fim, se o termo que é usado como título do artigo tem uma variante que não esteja relacionada com o português falado em alguma região do mundo, esta pode ser mencionada, não necessariamente no parágrafo introdutório.

Considere também adicionar mais links neste parágrafo do que no resto do artigo. Por uma questão natural, este parágrafo chama mais atenção, assim puxando a atenção do usuário para outras páginas que lhe interessem, tal como uma navbox faz no fundo do artigo.

Títulos das seções do artigo

Para dividir um artigo em seções, coloque o título da seção entre dois sinais de igual, como em: == Esta é a primeira seção ==.

Para fazer uma subseção, use === Texto === para o segundo nível e ==== Texto ==== para o terceiro.

Com os títulos formatados desta forma, o índice do artigo é gerado automaticamente. As secções são automaticamente numeradas para os utilizadores com essa definição ativada, e as palavras usadas nos títulos das seções têm maior relevância nas pesquisas (buscas). Os títulos também ajudam os leitores, partindo o texto e delineando o artigo.

Seguem-se algumas normas para a formatação de seções.

  • À semelhança dos nomes dos artigos, use maiúsculas apenas na primeira letra da primeira palavra ou em nomes próprios.
  • Evite criar links dentro dos títulos das seções.
  • Dependendo das definições, alguns utilizadores podem não lê-los claramente. Recomenda-se antes colocar a ligação na primeira frase imediatamente a seguir ao cabeçalho.
  • O abuso de subtítulos deve ser evitado, pois faz o artigo parecer desordenado.
  • O uso da predefinição Vgversion é permitido no título de uma seção.
  • Parágrafos curtos e frases soltas geralmente não garantem o seu próprio subtítulo.
    • Apenas nestas circunstâncias, quando não houver texto suficiente para justificar uma seção ou subseção, é preferível usar texto em negrito ou outras marcas dentro de uma secção em vez de subtítulos.

Conteúdo

  • Se o artigo que você vai criar envolver tradução de outra língua, tenha cuidado ao usar o Google Tradutor! Adapte sua edição à norma padrão da língua portuguesa antes de publicá-la!
  • Lembre-se de ter uma linguagem imparcial, informativa e racional: os usuários não devem expôr sua própria opinião nas páginas de conteúdo, a não ser em páginas de histórias dos jogadores, posts de blog e comentários destes.
  • A linguagem deve ser também impessoal. Evite usar "você", "eu", "o seu Sim", entre outros. Use "o jogador" ao invés de "você", substitua "eu" pela terceira pessoa do plural (eles), "seu Sim" por "o Sim do jogador". Exceções são feitas para páginas de tutoriais ou que falem sobre consertos técnicos do jogo (poucos usos de "você", "seu computador", etc. são permitidos).
  • Evite criar muitos links apontando para a mesma página numa mesma seção. No máximo, adicione um link para tal termo uma vez em cada seção maior (não uma sub-seção). Todas as vezes que tal termo se repetir, não indique o link. Isto normalmente acontece com nomes de jogos ou a página Sim. Entretanto, caso a página seja bastante larga, considere expandir também a quantidade de links.
  • É preferível que os títulos de jogos que possuem versão traduzida para português brasileiro e europeu sem nenhum tipo de formatação (sem itálico ou negrito, apenas em caso de grifo). Jogos que não possuem tradução para nenhum dos dois (como jogos para consoles ou The Sims Medieval) é preferível que sejam indicados em itálico, mesmo com ou sem link.
  • Manter um artigo bem ilustrado faz bem ao olhar e melhora a qualidade da página. Evite colocar imagens em seções pequenas demais (exceto se for muito necessário, então utilize a predefinição Clr para separar uma seção da outra). Em uma seção de tamanho médio, utilize uma imagem no mínimo. Quão mais grande for a seção, mais imagem adicione.
    • Entretanto, se houverem muitas imagens e todas forem relevantes, crie uma seção "Galeria" no fim da página e adicione-as todas lá.
  • Uma dica é, ao encontrar-se com uma referência a cultura pop, adicionar um link para a Wikipédia. Ao invés de copiar a url da página desejada, utilize o código [[wikipedia:pt:Exemplo|Exemplo]], que evita criar o ícone em azul ao lado do link, característico de um link externo.
  • A The Sims Wiki recomenda que, na necessidade de incluir horários em seu artigo, que este seja escrito no formato 24h (09:30, 21:30) ao invés do formato de 12h (09:30am, 09:30pm).
  • Seções como "Galeria", "Curiosidades" e "Referências" devem sempre aparecer no fundo do artigo. Adicione-as nesta exata ordem caso existam.
  • Páginas de histórias dos jogadores não devem ser criadas para NPCs, townies (exceto os mais conhecidos, como Marisa Bendê ou Catarina Langerak, ou de The Sims 2 em geral) ou Sims falecidos. Aqueles que não se enquadrarem nestas categorias podem receber normalmente páginas de histórias dos jogadores.

Predefinições

  • Predefinições de gerenciamento de artigo (principalmente {{Esboço}}, {{Em construção}} e {{Para reciclar}}) devem ser incluídas logo no início do artigo, acima até de avisos importantes. {{Seção a completar}} deve ser utilizada apenas no início de seções incompletas e {{Desambiguação}} deve ser incluída apenas em páginas de desambiguação (quando três ou mais artigos com títulos parecidos existem, como Culinária ou Família Jones).
  • Avisos como {{Aviso}}, {{Esboço}} e {{Ortografia}}, se de extrema necessidade, devem ser as primeiras as serem adicionadas, antes mesmo das infoboxes. {{Aviso}}, {{Dica}} e outros, se não da mesma urgência, podem ser colocados no início, meio ou fim de uma seção.
  • Infoboxes (como {{Sim}} e suas subordinadas, {{Infobox}}) devem ser as primeiras as serem adicionadas na página, exceto se avisos estão presentes no topo da página.
  • Links de contexto (como {{Veja também}}, {{Artigo principal}} ou {{Não confundir}}), se necessários, devem aparecer logo após as infoboxes ou, se estiver dentro de uma seção, logo ao topo da mesma.
  • Citações ({{Citação}}), se referentes ao conteúdo geral da página, devem ser incluídas antes das infoboxes, mas depois de avisos importantes. No caso de notícias ou se a citação for útil para apenas uma parte do artigo, ela pode ser incluída em qualquer momenoto.
  • {{Sic}}, {{Vgversion}}, {{NecessitaConfirmação}} podem ser usadas livremente onde haja a necessidade.
  • Referências (feita com o uso de <ref> e </ref>) devem aparecer no fim do artigo. A predefinição Referências ({{Referências}}) deve ser usada em detrimento do código </references>. Aprenda mais a como criar referências aqui.
  • Navboxes (como {{JogosSims}} ou {{Carreira}}) sempre devem ser o último conteúdo da página, assim como categorias adicionadas pelo editor (ex: {{Carreira}}[[Categoria:Carreira]][[Categoria:Carreiras de The Sims 3]]).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória