FANDOM


Lembrança - Universidade Reprovação Sem versão para Português!

Esse jogo não possui versão em português brasileiro ou português europeu. Nomes de Sims, funções ou mecanismos do jogo não foram traduzidos e são apresentados na sua língua original (inglês). Quando necessário, uma tradução livre feita pela própria The Sims Wiki estará presente em parênteses ao lado do termo original.

The Sims 2 (PSP)
Jogo de console portátil baseado
em The Sims 2
The Sims 2 (PSP - Capa)
Capa da Versão de The Sims 2 para PlayStation Portable.
Desenvolvedora(s) Maxis
Publicadora(s) Electronic Arts
Lançamento 7 de dezembro de 2005
Gênero(s) Simulação
Modo(s) Um Jogador
Plataforma(s) PlayStation Portable
Controle(s) Joystick
Vizinhança(s) Estranhópolis (Service Station, Paradise Place, Deadtree e Division 47)
Ícone Leitor DinâmicoEnredo
Ícone Balão de Fala Opiniões dos jogadores
Interação Rejeitada Não confunda com: The Sims 2 (consoles), The Sims 2 (GBA) ou The Sims 2 (Nintendo DS).

The Sims 2 é o primeiro jogo da série The Sims para o sistema PlayStation Portable, lançado em 7 de dezembro de 2005.

Ao contrário das versões para GameBoy Advanced e Nintendo DS, a versão para PlayStation Portable é baseado na versão PC/Mac e os gráficos são semelhantes.

Descrição

Um mundo criado, customizado e controlado por você está nas suas mãos agora que The Sims 2 está chegando para o PSP! Explore Strangetown e descubra os segredo desse clássico destino dos Sims enquanto você trabalha para construir sua mansão. Mantenha seu medidor de Sanidade alto cumprindo desejos e evitando temores para que você não sofra com um colapso nervoso.[1]

Ambientação

The Sims 2 para Playstation Portable é notável por ser um jogo com enredo que tem lugar em Estranhópolis que, embora remodelada, ainda mantém o estilo de cidade desértica misteriosa.

Estranhópolis agora divide-se em quatro pequenos "distritos": Service Station, Paradise Place, Deadtree e Division 47. Service Station é um simples posto de gasolina/mercearia, com uma oficina mecânica nos fundos. Lá, trabalham Mambo Loa e Oscar Del Fuego e reside Bella Goth.

Paradise Place é um distrito razoavelmente moderno construído sobre um cemitério, mas que ainda mantém no centro de sua rua uma parte do terreno original, com algumas lápides. É ali onde o Sim do jogador pode jogar o minigame "Smack-a-Goul" ("Bata no Zumbi") à noite.

Cena Inicial TS2 PSP

Painel de boas-vindas de Estranhópolis, como visto numa cutscene no início do jogo.

Deadtree possui um visual mais tenebroso e abandonado do que Paradise Place: a névoa nunca se dissipa de lá. É uma pequena comunidade com um mercadinho, capela (com direito a cemitério nos fundos), um velho bar e uma biblioteca.

Division 47 é a base militar de Estranhópolis, onde General Bruto Rosnado não poderia faltar. A base inclui muitas partes subterrâneas e também uma nave espacial alienígena colidida na cerca do local. No subsolo, encontra-se um laboratório científico, alojamentos e também uma divisão secreta nos fundos.

Personagens

A maioria dos Sims de Estranhópolis da versão para PC/Mac de The Sims 2 reaparecem nesta versão (com exceção de Olívia Espectro, Armânio Rosnado, Lola Singela, Chloe Singela, Erin Singela, Cristina Singela e Ajay Solitá). Muitos outros Sims novos são adicionados ao enredo.

Mecânica do jogo

O jogo está mais baseado nas mecânicas de PC/Mac do que em versões para outras plataformas. O mundo ainda é fechado, com foco sobre um lote por vez (para trocar de distritos ou entrar em estabelecimentos é necessário uma tela de carregamento) porém ainda é movimentado com alguns townies.

Criar-um-Sim

Menu Principal TS2 PSP

Menu principal do jogo.

O jogador pode criar o seu próprio Sim para começar a história na seção "Create-a-Sim". A seção mantém ainda elementos básicos de criação de um Sim. O jogador deve escolher um tipo de face, cor de cabelo, penteado, forma física, roupas e aspiração para o Sim que vai criar. É impossível escolher um signo e/ou distribuir pontos de personalidade em categorias como no original para PC.

Como sempre é necessário manter as necessidades do Sim (permanecem todos iguais, exceto que Ambiente virou Sanidade). A sanidade é uma nova necessidade que funciona de forma parecida do humor: ele mede quanto as necessidades do Sim estão preenchidas (atinge os níveis vermelho, amarelo, verde, ouro e platina, assim como o medidor de aspiração). É importante sempre manter a sanidade alta. Caso contrário, você será enviado de volta para sua casa, onde receberá uma mensagem que seu Sim foi enviado para uma clínica psicológica, e que custou §500 para reabilitá-lo.

Modo Compra e Construção

Em The Sims 2 para PSP, o modo Compra/Construção só está disponível ao usar um telefone. O primeiro lote que o Sim do jogador poderá experimentar tal recurso é no Espiritu State. Quanto às funcionalidades do modo Construção, é possível construir paredes, pintá-las e revestir o chão com vários tipos de piso. É impossível fazer qualquer alteração que ultrapasse isto. O modo Compra foi menos limitado. A maioria dos itens presentes na versão de The Sims 2 base para PC reaparecem neste jogo.

Jogabilidade

Mecânica dos relacionamentos

Interação TS2 PSP

Exemplo de interação social. No fundo, o medidor conta o tempo que o jogador tem para combinar a imagem mostrada no balão de fala do outro Sim com as opções mostradas.

O Sim possui seus relacionamentos medidos em três tipos (e barras) diferentes (uma de amizade, uma de amor e uma de ódio). Cada um destes tipos possui quatro níveis. A interação social entre os Sims é feito por um minigame onde o jogador deve selecionar a opção que contém o mesmo ícone que o outro Sim mostra em seu balão de fala.

Para adicionar mais dificuldade, o jogador deve fazer isso enquanto tem alguns segundos (cronometrados por meio de uma barra que vai do verde ao vermelho) e tem quatro "chances" (quatro vezes o medidor reinicia do verde para o jogador tentar de novo) para que a barra de relacionamento (no canto superior direito) fique completamente verde (se ficar um pouco vazia sequer a interação falha e o jogador deve começar tudo de novo). Caso a interação for completada corretamente, o Sim do jogador e o outro irão ganhar um nível no tipo de relacionamento.

Talk To... TS2 PSP

Pela interação "Talk To..." é que o enredo se desenvolve e o jogador pode escolher entre duas ou mais opções de resposta. Cada uma delas resulta, na maioria das vezes, em reações diferentes.

Nestes quatro "tempos", várias combinações são lançadas ao jogador, que deve tentar acertar o máximo que puder. Respostas certas aumentam mais o relacionamento. Caso o jogador acerte a combinação no mínimo de tempo possível, há um aumento maior no relacionamento. Demorar mais significa ter um menor impulso de relacionamento. O tempo tende a aumentar se o Sim possui mais habilidade em Carisma.

A maioria das interações para manter o enredo continuando é feita pela interação "Talk to...", que traz o diálogo do outro Sim e escolhas de diálogo para o jogador. Volta e meia este minigame é necessário para continuar o enredo.

Secrets (Segredos)

Lembrança - Universidade Melhores Confira o artigo principal: Secret.
Secrets TS2 PSP

Menu de segredos. Por meio deste, é possível ver os segredos desbloqueados de cada personagem do enredo, assim como de categorias especiais.

Uma grande novidade na jogabilidade de The Sims 2 para o PlayStation Portable são os secrets ou "segredos", em português. Cada Sim em Estranhópolis possui, ao mínimo, três tipos de segredo: personal (pessoal), intimate (íntimo) e dark (obscuro). Cada um dos três segredos é conseguido de formas diferentes.

Além destes, existem outras dez categorias especiais de segredos que podem ser descobertos ao redor de Stragetown.

Perks (Benefícios)

Lembrança - Universidade Melhores Confira o artigo principal: Perk.
Perks TS2 PSP

Menu de perks.

O jogador pode comprar perks, ou seja, benefícios para facilitar a jogabilidade. Entre alguns dos principais estão benefícios que diminuem a velocidade de diminuição das necessidades, que aceleram a velocidade de aprendizagem ou de descobrimento de segredos.

Recepção

Lembrança - Sucesso
Recepção
Site Nota
GameRankings NeutroSatisfeito 67,44% de 100%[2]
GameSpot NeutroSatisfeito 6,1 de 10 [3]
IGN SatisfeitoAlto 7,5 de 10 [4]
Metacritic NeutroSatisfeito 65 de 100 [5]

The Sims 2 para PlayStation Portable recebeu críticas mistas, mas sua pontuação foi levemente positiva.

Juan Castro escreveu uma análise do jogo para o site IGN. Castro afirma que o jogo possui "ótimas ideias", como os perks (benefícios), os segredos, os minigames e o medidor de sanidade, que "dão uma boa dose de novidade" e que a história do jogo é "engraçada". Entretanto, critica severamente as constantes telas de carregamento e a falta de retoque gráfico no jogo. IGN deu uma nota 7,5 de 10 ao jogo[4].

Andrew Park fez uma análise do jogo para o site Gamespot, onde constatou que o jogo possui "boas ideias" e que considera o jogo uma "adaptação inteligente da versão PC", embora critique a quantidade de telas de carregamento (onde a tela muda e mostra as famosas frases cômicas da série) e momentos de carregamento (onde a tela para e o ícone de uma ampulheta gira por poucos segundos), que "acabam com a fluidez do jogo" e o desenvolvimento de habilidade exige muito bater de botões. Gamespot deu a nota 6,1 de 10 ao jogo[3].

O site Metacritic deu uma nota 65 de 100 ao jogo[5] e o site GameRankings deu uma nota 67,44% (de 100%) ao jogo[2].

Referências

  1. Texto original (em inglês).
  2. 2,0 2,1 Análise de The Sims 2 (PSP) pelo site GameRankings. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  3. 3,0 3,1 Análise de THe Sims 2 (PSP) pelo site Gamespot. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  4. 4,0 4,1 Análise de The Sims 2 (PSP) pelo site IGN. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  5. 5,0 5,1 Análise de The Sims 2 (PSP) pelo site Metacritic. Acessado em 3 de agosto de 2016.