Fandom

The Sims Wiki

The Sims 2

11 064 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

The Sims 2
Segunda geração da série The Sims

Capa The Sims 2.jpg

Capa Os Sims 2.png

Desenvolvedora(s) Maxis
Publicadora(s) Electronic Arts
Aspyr Media (MAC)
Designer(s) Will Wright
Data(s) de lançamento Estados Unidos Canadá 14/09/2004
Europa 16/09/2004
Versão 1.0.0.1022
Gênero(s) Simulação de vida
Modo(s) Um jogador
Plataforma(s) Microsoft Windows
Mac OS X
Playstation 2
Nintendo DS
Playstation Portable
Mega Drive
Mobile
Gameboy Advance
Xbox360
Mídia 4 CDs ou 1 DVD, download direto
Classificação DEJUS 16.png 16 anos (DEJUS)
PEGI 7.png 7 (PEGI)
ESRB T.png T (ESRB)
Criatura(s) Alienígena
Fantasma
Vizinhança(s) Belavista
Estranhópolis
Vila Verona
Patches · Códigos · Opiniões dos jogadores
Ícone The Sims 2.png
The Sims 2 (PT-BR) ou Os Sims 2 (PT-PT) é um jogo de computador e console produzido pela empresa Maxis e publicado pela Electronic Arts, sequência do jogo popular The Sims. É uma continuação muito vasta em relação à versão anterior e com várias atualizações. É completamente em 3D, e, diferentemente da versão anterior, os Sims envelhecem, têm personalidade própria e traços genéticos que podem ser passados para seus filhos. O jogo foi lançado oficialmente em 17 de setembro de 2004 e vendeu 1 milhão de cópias em 10 dias. O sucessor de The Sims 2, The Sims 3, foi lançado em junho de 2009.

Jogabilidade

Design

Logo The Sims 2.png

Os gráficos e o design das casas melhoraram com mais escolhas para casas, design da vizinhança, comida e roupas. O Estúdio de Criação, uma ferramenta que permite o usuário projetar o corpo de um Sim, roupas, características genéticas, etc. já estava disponível antes do lançamento do jogo. O design está limitado a meshes 3D já disponíveis e não há a possibilidade de edição, sendo que nada foi feito para possibilitar isto.

Envelhecimento

Os Sims envelhecem através de 7 estágios únicos de vida: recém-nascido, bebê, criança, adolescente, jovem adulto[TS2:VdU], adulto e idoso. Relacionamentos familiares são muito mais integrados neste jogo. Enquanto os Sims envelhecem, casam-se e têm filhos, estas relações são gravadas na árvore da família.

Neste volume da série, os Sims podem ter casamentos mais realistas e festas. As Sims adultas ficam grávidas e, assim, tem os filhos (ao contrário da versão anterior, onde as crianças simplesmente apareciam milagrosamente dentro de um berço, rodeado por flores). Outros acontecimentos únicos como mortes e o primeiro beijo também tomam lugar na vida do Sim. Experiências boas e más são deixadas como lembranças e podem afetar o comportamento do Sim.

Aspiração

Sim cozinhando em The Sims 2.
The Sims 2 introduz um novo aspecto no jogo: o Medidor de Aspiração. O medidor vai de vermelho (mau), para verde (razoável), dourado (bom) e também pode subir para platina (excelente). O nível aumenta quando um Sim completa um desejo e reduz quando um temor se realiza. Os temores e os desejos podem mudar numa base diária (depois de acordar, depois de ter realizado um temor ou um desejo, etc.), e são mostrados graficamente em estilo de máquina de caça-niqueis na barra de ferramentas do jogo. Quando o Medidor de Aspiração está alto, as recompensas de aspiração podem ser usadas. Cada desejo permite-lhe ganhar pontos (quanto mais difícil for o desejo a realizar, mais pontos vale) e os temores realizados fazem com que perca pontos (quanto mais desgostoso for o medo realizado, mais pontos perde). Há muitas recompensas de aspiração, desde a Árvore do Dinheiro (a que custa menos pontos) ao Elixir da Vida (a que custa mais pontos). Por exemplo, qualquer Sim que beba o Elixir da Vida fica mais bem disposto e vive mais 3 dias. Se esta recompensa é usada antes do Medidor de Aspiração atingir o nível dourado, o que indica que o Sim não está muito feliz, o Sim pode perder 3 dias de vida. O Medidor de Aspiração também afeta quanto tempo um idoso irá viver quando entrar nessa mesma fase da sua vida.

Isto também significa que se o jogo não tiver nenhum desejo ou medo para realizar, há um novo nível estratégico para lançar a vida de um Sim, já que agora você tem um tempo limitado no qual tem que cumprir as Aspirações, manter as necessidades em dia, progredir na carreira, socializar e possivelmente ter uma família.

Vizinhanças

O jogo original traz consigo três vizinhanças principais com suas respectivas histórias e seus moradores, e os pacotes de expansão seguintes (Quatro Estações, Tempo Livre e Vida de Apartamento) trazem consigo novas vizinhanças. São elas:

Belavista.jpg Belavista (PT-BR) / Vistalegre (PT-PT)
É a mesma vizinhança de The Sims, mas na nova versão de The Sims 2, já se passaram 25 anos e muita coisa aconteceu. Desde o misterioso desaparecimento de Laura Caixão, o noivado de Cassandra Caixão com o casa-nova da vizinhança, Don Lotário, a vinda da família dos Encantos (ou dos Prazeres), nas Nuvens, Caliente, Subúrbio, Bonevelho e a família Malpaga, onde Brenda é descendente da antiga Família Novato. O maior mistério é saber porque Laura Caixão aparece como uma pessoa ainda viva na árvore genealógica da família, mas não está em nenhum lugar visível da vizinhança.
Estranhópolis.jpg Estranhópolis(PT-BR) / Vilastranha (PT-PT)
É o único bairro construído no deserto. A sua população é diversificada entre humanos e alienígenas. Nesta são mostradas famílias como Silva, Rosnado, Curioso, Bicudo, Solitá, Singelas e Espectro. A história desta vizinhança está interligada com a de Belavista, pois há relatos de que Laura Caixão foi abduzida e trazida pra cá, vagueando como uma townie. Muitos jogadores acreditam que ela seja parte de uma experiência alienígena.
Vila Verona.jpg Vila Verona (PT-BR) (PT-PT)
É uma vizinhança na qual se encontram apenas três famílias. Porém, duas delas são inimigas mortais: os Caputo e os Montez, e a família restante, que não possui inimizades com nenhuma das duas outras, os Veranossonho. Essa vizinhança é inspirada numa das mais famosas peças de William Shakespeare, Romeu e Julieta, que mostra o amor que sobrevive entre Romeu Montez (Romeu Montéquio, na peça) e Julieta Caputo (Julieta Capuleto, na peça) mesmo diante da rivalidade vivida por suas famílias.
Colina Formosa.jpg Colina Formosa (PT-BR) / Colinas de Riolindo (PT-PT)[TS2:QE]
Para aqueles que instalarem a expansão Quatro Estações, conhecerão uma nova vizinhança, Colina Formosa que conta com 6 novas famílias como: Wan, Viejo, Da Mata, Ribeiro, Chaves e Verdeclaro. Esses últimos, um curioso relacionamento entre uma planta sim e um humano. A nova vizinhança se destaca pelo clima de interior, calma e pacata.
Vale Desiderata.png Vale Desiderata (PT-BR) (PT-PT)[TS2:TL]
Para os que acrescentaram o pacote de expansão Tempo Livre, haverá uma nova vizinhança, Vale Desiderata, que vem com diversas famílias, como: Joveno, Uma, Silésio, Toupeira, Aspirro e Calisto. A nova vizinhança caracteriza-se por mostrar a ênfase da expansão, os hobbies, e pelos vários estabelecimentos comerciais novos que possui.
Enseada Belladonna.jpg Enseada Belladonna (PT-BR) / Baía da Belladonna (PT-PT)[TS2:VdA]
Para aqueles que acrescentaram o pacote de expansão "Vida de Apartamento", terá a vizinhança chamada Enseada Belladonna, que vem repleta de prédios, diversos lotes comunitários e muitas famílias, como Pedroso, Gavário, Cho, Baldoíno, Cordial, Cortês, DeBartô, Grino, Peterson, Robison e Rudásio. Também está incluso, na mesma, uma estátua gigante de Laura Caixão, uma vez que "Bella Goth", em inglês, no original, é Laura Caixão. A vizinhança mostra o mais novo adicional da expansão: a vida em um apartamento, as cobranças do aluguel, interações com vizinhos e ter colegas de quartos.

DLCs

Pacotes de Expansão

Capa The Sims 2 Vida de Universitário.jpg The Sims 2: Vida de Universitário, primeiro pacote de expansão, foi lançado em 1º de março de 2005.

Inclui o sistema das universidades, além de três já pré-fabricadas (La Fiesta Tech, UNESIM e Le Dancê Academic, além da capacidade de fazer uma universidade personalizada), um novo estádio de vida (Jovem Adulto, disponível apenas na universidade), os desejos de toda vida, a barra de influência e as sociedades secretas das universidades.

O pacote de expansão também adiciona os NPCs: Barista, Bartender, Empregado de Cafeteria, Animadora de Torcida, Técnico, Mascote do mal, Mascote, Professores, Nudistas, além do novo estado de vida — zumbi — e quatro novas carreiras: cientista natural, paranormal, show business e artista.

Capa The Sims 2 Vida Noturna.jpg The Sims 2: Vida Noturna, segundo pacote de expansão, foi lançado em 13 de setembro de 2005.

O pacote de expansão apresentou aos Sims a vida noturna: encontros, baladas e o novo Centro da Cidade para os Sims se divertirem. Novos NPCs incluem a Cigana Casamenteira, garçons e garçonetes, chegs de cozinha, bartenders e DJs. Outras adições são a aspiração por Prazer e Queijo Grelhado, a química, e veículos dirigíveis. Vampiros são as novas criaturas que vem com o pacote de expansão.

Capa The Sims 2 Aberto para Negócios.jpg The Sims 2: Aberto para Negócios, terceiro pacote de expansão, foi lançado em 2 de março de 2006.

Os Sims agora possuem os próprios negócios, onde podem colocar a venda objetos do modo compra e construção, além daqueles que eles mesmos podem fabricar com o novo sistema de conhecimentos. Repórteres podem aparecer no negócio para dar uma avaliação geral e recomendar ou não que outros Sims comprem ali. Vila Água Azul é o novo destino para Sims empreendedores e os Servus estão de volta.

Capa The Sims 2 Bichos de Estimação.jpg The Sims 2: Bichos de Estimação, quarto pacote de expansão, foi lançado em 17 de outubro de 2006.

Este novo pacote de expansão adicionou todos os animais de estimação que farão compania aos Sims: cães, gatos e animais de estimação pequenos. Os Sims podem também visitar uma pet shop para comprar animais de estimação ou objetos para eles. Uma enciclopédia de jogo também aparece para dar dicas aos jogadores. Animais selvagens como o lobo, o gambá e o líder do bando também podem aparecer. Os lobisomens são as novas criaturas do pacote de expansão.

Os animais de estimação também podem ter três carreiras: segurança, show business e serviço.

Capa The Sims 2 Quatro Estações.jpg The Sims 2: Quatro Estações, quinto pacote de expansão, foi lançado em 28 de fevereiro de 2007.

O clima é adicionado ao jogo, e pela primeira vez os Sims sentem na pele a temperatura variável e as estações do ano. Os Sims também podem cultivar legumes e frutas e pescarem peixes para suas receitas. Se seu jardim for belo o suficiente, você poderá também ingressar no clube de jardinagem local. Planta-Sims são as novas criaturas adicionadas.

Entre as novas carreiras estão: aventura, educação, jogador de videogame, jornalismo, direito e musical.

Capa The Sims 2 Bon Voyage.jpg The Sims 2: Bon Voyage, quinto pacote de expansão, foi lançado em 14 de setembro de 2007.

Os Sims agora podem viajar para três destinos exóticos: Ilha Twikkii, Vila Takemizu e Três Lagos, cada um com seu cumprimento típico, tradições, hotéis, praias e o ocasional tesouro encontrado cavando na areia.

Entre os novos NPCs estão o dançarino do fogo, a camareira do hotel, massagistas, o Velho Sábio, o Capitão Pirata Boa Draga, o Charlatão Desagradável, a Bruxa Jardim, os guias turísticos e o ninja. A nova criatura adicionada é o pé-grande.

Capa The Sims 2 Tempo Livre.jpg The Sims 2: Tempo Livre, sexto pacote de expansão, foi lançado em 29 de fevereiro de 2008.

O novo pacote de expansão traz os hobbies, passatempos para os Sims, que envolvem novos conhecimentos (como cerâmica, costura, etc) e o sistema de aspiração vitalícia. Vale Desiderata é a nova vizinhança, acompanhada pela vizinhança dos Hobbies, onde se encontra todos os lotes que o Sim pode se reunir com Sims que possuem os mesmos passatempos que eles.

O Gênio é a nova criatura da expansão, que também adiciona as carreiras oceanografia, inteligência, entretenimento, dança e arquitetura.

Capa The Sims 2 Vida de Apartamento.jpg The Sims 2: Vida de Apartamento, oitavo e último pacote de expansão, foi lançado em 29 de agosto de 2008.

O pacote de expansão adiciona Enseada Belladonna, a nova vizinhança cheia de apartamentos e novos mistérios. As casas dos Sims agora possuem tetos e podem comprar escadas em espiral, um playground, um closet e um cercado para animais pequenos.

Os Sims podem se tornar bruxos ou bruxas boas, neutras e más. Novos NPCs como o mordomo, o síndico, a Estátua-viva, o mímico e os dançarinos de Hip-hop são adicionados.

Coleções de Objetos

Ao contrário dos Pacotes de Expansão, as coleções de objetos não modificam nada no jogo em si, apenas buscam aumentar a quantidade de objetos, roupas e decorações.

Capa The Sims 2 Diversão em Família.jpg The Sims 2: Diversão em Família, primeira coleção de objetos, foi lançada em 13 de abril de 2006. A coleção de objetos trouxe objetos e trajes nos temas de Fantasia, Náutico e Submarino. Adicionou três novas casas, sendo elas: "Lar Aconchegante", a "Casa de Alto Estilo" e a "Chácara Visionária".
Capa The Sims 2 Glamour.jpg The Sims 2: Glamour, segunda coleção de objetos, foi lançada em 31 de agosto de 2006. Objetos temáticos de riqueza e arte abstrata, a maioria banhados a ouro e prata. Adicionou duas novas casas: o "Forte Fabuloso" e "Sobrado Soberbo".
Capa The Sims 2 Festa de Natal.jpg The Sims 2: Festa de Natal, terceira coleção de objetos, foi lançada em 7 de novembro de 2006. Temas de Natal asiático e europeu. Atualização do The Sims 2: Pacote Festa de Natal.
Capa The Sims 2 Celebrações!.jpg The Sims 2: Celebrações!, quarta coleção de objetos, foi lançada em 3 de abril de 2007. Adicionou muita mobília especializada para vários tipos de celebrações, como uma churrascada em casa, uma festa de casamento ou de aniversário. Incluiu novos trajes formais também para todas as idades. Adicionou dois novos lotes: Fortaleza da Celebração e a Morada de L'amour.
Capa The Sims 2 H&M Fashion.jpg The Sims 2: H&M Fashion, quinta coleção de objetos, foi lançada em 5 de março de 2007. Relacionado à moda é uma coleções de roupas da loja Hennes & Mauritz. Adicionou os três tipos de lojas H&M Fashion no Estoque de Lotes e Casas.
Capa The Sims 2 Estilo Teen.jpg The Sims 2: Estilo Teen, sexta coleção de objetos, foi lançada em 5 de novembro de 2007. Trouxe muitas mobílias e roupas voltadas aos adolescentes, todas disponiveis nos temas Gótico, Surfista e Socialite.
Capa The Sims 2 Cozinhas & Banheiros Design de Interiores.jpg The Sims 2: Cozinhas & Banheiros: Design de Interiores, sétima coleção de objetos, foi lançada em 15 de abril de 2008. Ela possui diversos objetos para cozinhas e banheiros modernos e estilosos.
Capa The Sims 2 Lar IKEA.jpg The Sims 2: Lar IKEA, oitava coleção de objetos, foi lançada em 24 de junho de 2008. É inspirada nos móveis e decoração da loja IKEA da vida real.
Capa The Sims 2 Mansões e Jardins.jpg The Sims 2: Mansões & Jardins, nona coleção de objetos, foi lançada em 21 de novembro de 2008. A última coleções de objetos para The Sims 2, trouxe grande variedade de elementos de arquitetura e paisagismo com tema Segundo impérioMarroquino e Art déco. Também uma das duas coleções de objetos que mais trouxeram mudanças a jogabilidade.

Compilações

Foram lançados, até agora, sete edições especiais do jogo. Estas edições vêm em um box com dois ou mais títulos da linha The Sims 2.

Capa Nome e conteúdo
Capa The Sims 2 Edição de Natal (2005).jpg The Sims 2: Edição de Natal (2005)[1]
  • Jogo base incluso
  • Extras: 40 novos objetos natalinos
Capa The Sims 2 Edição de Natal (2006).jpg The Sims 2: Edição de Natal (2006)[2]
Capa The Sims 2 Deluxe.jpg The Sims 2 Deluxe
Capa The Sims 2 Dose Dupla.jpg The Sims 2: Dose Dupla
The Sims 2 Coleção Mundo Universitário.jpg The Sims 2: Coleção Mundo Universitário
The Sims 2 Coleção Grandes Negócios.jpg The Sims 2: Coleção Grandes Negócios
The Sims 2 Coleção Diversão Animal.jpg The Sims 2: Coleção Diversão Animal
Capa The Sims 2.jpg The Sims 2: Coleção Definitiva
  • Jogo base incluído
  • Todos os pacotes de expansão e coleções de objetos inclusos
The Sims 2 Super Collection Ícone.png The Sims 2: Super Collection

Recepção

Lembrança - Sucesso.png
Recepção
Site Nota
GameRankings FelizAlto.png 90,76% de 100%[3]
GameSpot SatisfeitoAlto.png 8,9 de 10 [4]
IGN FelizAlto.png 9,4 de 10 [5]
Metacritic FelizAlto.png 90 de 100 [6]

The Sims 2 foi melhor recebido pelos críticos do que o seu próprio antecessor.

Dan Adams, que escreveu uma avaliação do jogo para o site IGN, afirmou que recomenda o jogo para aqueles que jogaram The Sims e para aqueles que não jogaram. Adams também aplaudiu as novas adições do jogo, como o envelhecimento, as aspirações, os lotes comunitários e as ferramentas de storytelling de The Sims 2. Também destacou que, "mesmo jogando por 50 horas", sabe que "mal viu o básico do jogo". A nota do IGN para o jogo é de 9,4 de 10[5].

Andrew Park escreveu uma avaliação para o site Gamespot, cita as várias novas adições ao jogo, como o envelhecimento, as várias gerações, o novo Simlish que o jogo oferece e a genética, além das novas opções do modo Construção, ainda critica que o jogo poderia ter "adicionado mais recursos". "The Sims 2, com sucesso, pegou tudo o que era de bom do primeiro jogo e levou ao próximo nível, e mesmo que você deseje que eles tivessem subido mais dois ou três [níveis], ainda é um bom jogo no geral", afirma Park. A nota do Gamespot para o jogo é 8,9[4].

Já no Metacritic, sua nota é de 90[6], enquanto no site GameRankings, sua nota é de 90,76%[3].

Requerimentos de sistema

Os requerimentos de sistema para o The Sims 2 [1] são os seguintes:

  • Processador de 800 MHz ou superior (para placas de vídeo sem tecnologia T&L requer 2.0 GHz ou superior)
  • Memória RAM 256 MB
  • Windows 98/ME/2000/XP/Vista[7]/7/8/8.1/10 (Windows 95/NT não suportados)
  • NVIDIA GeForce 2 GTS ou superior, Ati Radeon 7000 ou superior (Windows 98/ME/2000/XP), NVIDIA GeForce 6 GTS, Ati Radeon 9600 ou superior (Windows Vista)
  • 3.0 GB de espaço no disco para instalação e 500 MB para jogos salvos é recomendado

Os requerimentos variam em cada expansão e se houver mais de cinco expansões instaladas são os seguintes:

  • Processador de 2,5 GHz ou superior
  • Memória RAM 1 GB ou mais
  • NVIDIA GeForce FX 5200, ati radeon 9600 ou superior
  • Windows XP/Vista
  • Espaço no disco depende das expansões e 5 GB para jogos salvos é recomendado

Galeria

Vídeos

The Sims 2 - Abertura Oficial00:54

The Sims 2 - Abertura Oficial

The Sims 2 - Trailer Oficial01:49

The Sims 2 - Trailer Oficial

The Sims 2 E3 2004 - Trailer02:13

The Sims 2 E3 2004 - Trailer

The Sims 2 E3 2003 - Visão 36001:12

The Sims 2 E3 2003 - Visão 360

Curiosidades

  • A interface do Criar um Sim foi remodelada oito vezes até a equipe de desenvolvimento chegar ao resultado desejado.[8]
  • Um dos primeiros penteados modelados para o jogo foi o de SimGuruGnome, que mantém o mesmo penteado até os dias atuais.[8]
  • Um hoax difundido pela comunidade simmer é que um incêndio na Electronic Arts destruiu um dos servers, forçando com que o jogo fosse refeito desde o zero. Outras versões afirmam que o jogo foi salvo por um backup feito pela mãe de um dos desenvolvedores. Entretanto, SimGuruLyndsay negou a história em uma seção Q&A feita em outubro de 2016[9]. Embora tenha de fato ocorrido um incêndio em um dos quartos dos servers da EA, Lyndsay afirmou que a equipe faz muitos backups e que, portanto, nada foi perdido.

Referências

  1. A edição de Natal de 2005 só adicionava o The Sims 2 (jogo base) com 40 objetos natalinos. Nenhum pacote de expansão ou coleção de objeto foi lançado até o momento.
  2. Esta edição de Natal adiciona a coleção de objetos Festa de Natal, ao contrário de seu antecessor e homônimo, que só adicionava objetos independentes.
  3. 3,0 3,1 Nota de The Sims 2 no site Game Rankings. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  4. 4,0 4,1 Review de The Sims 2 no site Gamespot. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  5. 5,0 5,1 Review de The Sims 2 no site IGN. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  6. 6,0 6,1 Review de The Sims 2 no site Metacritic. Acessado em 3 de agosto de 2016.
  7. Windows Vista requer um processador ou 3.0 GHz 1 GB RAM (Dependendo das placas de vídeo o processador precisa ser um Dual Core).
  8. 8,0 8,1 ELECTRONIC ARTS. Celebrate The Sims Sweet Sixteen: Then and Now. Disponível em: <http://www.ea.com/news/celebrate-the-sims-sweet-sixteen-then-and-now>. Acesso em: 3 fev. 2016.
  9. PEARSON, Lyndsay. The Sims. Disponível em: <http://forums.thesims.com/en_US/discussion/comment/15138534/#Comment_15138534>. Acessado em: 9 out. 2016.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória