Wikia

The Sims Wiki

The Sims

10 754 pages em
Este wiki
Discussão0
The Sims
Capa The Sims.png
Desenvolvedora(s) Maxis
Publicadora(s) Electronic Arts
Música
Data(s) de lançamento Estados Unidos Canadá 04/02/2000
Europa 31/03/2000
Gênero(s) Simulação de vida
Modo(s) Um jogador
Plataforma(s) Windows
Mac OS X
PlayStation 2
XBOX
Gamecube
Telefone Celular
Mídia CD-ROM e DVD-ROM
Classificação DEJUS 16.png DEJUS: 16
PEGI 7.png PEGI: 7
ESRB T.png ESRB: T
Série The Sims
Criatura(s) Sim
Fantasma
Vizinhança(s) Vizinhança 1
Códigos · Opiniões de jogadores
Ícone The Sims.png
The Sims é um jogo de simulação de vida para computador criado pelo designer de jogos Will Wright, produzido pela Maxis e distribuído pela Electronic Arts. Trata-se de um spin-off da série SimCity, de mesmo criador.

Lançado em 4 de fevereiro de 2000, o jogo se um tornou sucesso, levando ao lançamento de sete pacotes de expansão e à criação de uma série, sucedida por The Sims 2 em 2004, The Sims 3 em 2009 e The Sims 4 em 2014. A série The Sims se tornou uma das mais populares ao longo dos anos e é reconhecida como líder de vendas dos jogos de computador.

Em janeiro de 2003, foi lançada uma versão para consoles de mesa, que contava com gráficos aprimorados, famílias originais e uma história linear. Apesar de ser baseado no jogo base, alguns objetos de pacotes de expansão estão presentes no jogo, além de objetos exclusivos. Em dezembro 2003, foi lançado The Sims: Bustin' Out, jogo com foco na vida social dos Sims. Além de consoles de mesa, Bustin' Out também foi lançado para portáteis. Por fim, The Urbz: Sims in the City, lançado ao fim de 2004 e focado na vida urbana, marcou o fim da primeira geração nos consoles.

Jogabilidade

O jogo é focado em vizinhanças, isto é, uma região constituída de lotes residenciais e comunitários[TS:EM][TS:OBVP]. Todos os lotes residenciais servem de habitação para um núcleo de Sims. Inicialmente, a única vizinhança disponível era a Vizinhança 1, que contém dez lotes e tem duas famílias como habitantes, com mais três delas estocadas. Os primeiros pacotes de expansão trouxeram a Vizinhança 2, que, apesar de terreno idêntico, contava com novos lotes e uma família nova; também foram introduzidos outros clones da Vizinhança 1 (chamados de Vizinhança 3, Vizinhança 4, etc.), que estão completamente desertas e convidam o jogador a habitá-las. O Bicho Vai Pegar, quinta expansão do jogo, inovou ao expandir consideravelmente a visão da vizinhança original, introduzindo mais de vinte lotes, várias famílias novas, além de trazer os lotes comunitários, até então restritos à Cidade[TS:EM], a uma vizinhança residencial. Esta vizinhança aprimorada recebeu o nome de Cidade Velha. Além da Cidade Velha, Num Passe de Mágica, sétima e última expansão da primeira geração, introduziu a Cidade da Magia, onde estão localizados dois lotes residenciais que podem ser comprados com simoleons e moedas mágicas.

O grande foco do jogo é a rotina dos Sims, habitantes dos lotes residenciais. Eles têm três estágios de vida: recém-nascido, criança e adulto. Recém-nascidos tornam-se crianças após 72 horas passadas no jogo. Crianças e adultos não envelhecem. Porém, uma criança pode tornar-se um adulto através de um feitiço específico[TS:NPdM]. Apesar da existência de famílias pré-criadas e prontas para jogar, é possível criar novos Sims a qualquer momento pelo Criar um Sim. Até oito Sims podem morar num lote e, portanto, uma família de até oito membros pode ser criada. O jogador pode escolher seu sexo, idade, cor de pele, corpo, cabeça e personalidade. Uma pequena biografia pode ser escrita para cada Sim, opcionalmente. Ao concluir a criação de uma família, ela ingressará o Estoque de Famílias e não será possível voltar atrás para editar alguma coisa. Do estoque, os Sims podem se mudar para um lote residencial.

Lotes, mesmo os baldios, têm um preço determinado, que é calculado de acordo com seu tamanho, somado ao preço de qualquer tipo de arquitetura ou mobília que esteja presente no mesmo. Todas as famílias começam com uma renda inicial de §20.000, dinheiro destinado à compra ou construção de suas residências, à mobília, à alimentação e a presentes para outros Sims. Pacotes de expansão introduziram novas maneiras de se investir o dinheiro dos Sims, tais como sair de férias[TS:EF] ou jantar em um restaurante[TS:EM].

Ao se entrar em um lote habitado, há três modos principais. O Modo Construção é usado para erguer casas e lotes comunitários, permitindo que o jogador lide com paredes, pinturas, pisos, portas, janelas, telhados, jardinagem e crie piscinas. O Modo Compra é usado para mobiliar os lotes, contando com eletrônicos, móveis, iluminação, decoração, etc. Ambos os modos são desativados em caso de incêndio ou caso um ladrão invada o lote. Por fim, há o Modo Simulação, único modo em que o tempo passa e os Sims são controlados. Neste modo, os Sims trabalham, vivem e se relacionam.

Cada Sim tem oito necessidades que devem ser atendidas para manter seu humor e seu bem estar. Um Sim de necessidades altas estará disposto a construir habilidades e irá ao trabalho por conta própria, atividades que um Sim com necessidades em estado crítico normalmente se recusará a fazer. Algumas necessidades são vitais para os Sims e levá-las ao nível zero pode resultar em casos graves, tais como a morte. As necessidades devem ser saciadas pelo uso de objetos domésticos, tais como o vaso sanitário, a ducha, a cama, a televisão, etc.

Não existem dias da semana e, portanto, adultos e crianças deverão trabalhar/estudar todos os dias. Ter um emprego é vital para manter o fluxo de dinheiro. Todas as carreiras têm dez níveis, que são conquistados ao aprender novas habilidades e fazer amigos. Há um conceito de 1 a 10 que define as notas das crianças na escola. Cada vez que uma criança falta às aulas, perde 2 pontos. Isto pode ser compensado ao estudar em casa, evitando uma baixa nas notas. Crianças que chegam a uma nota muito baixa são mandadas para uma escola militar e nunca mais são vistas.

Apesar de ser um jogo não-linear e não existirem objetivos concretos para o jogador seguir, existem várias situações que devem, teoricamente, ser evitadas. Um Sim sem habilidades culinárias pode iniciar um incêndio ao usar um fogão que, se não for controlado rapidamente, destruirá objetos e poderá matar Sims próximos. Em outra situação, no meio da noite, quando os Sims normalmente estão dormindo, um ladrão pode entrar no lote para roubar objetos. Enquanto impedir que ele invada o lote é completamente inevitável, pode-se comprar um alarme para detectar sua presença e informar a polícia. Além disso, um bebê negligenciado pelos pais será levado pela Assistente Social. A morte de um Sim pode acontecer de várias maneiras, tais como inanição, afogamento e eletrocussão, acarretando na perda permanente sobre o controle do mesmo e tornando o lote em questão assombrado por seu fantasma.

Vizinhanças

Vizinhança 1

Vizinhança 1.jpg

Apresentada no jogo base, a Vizinhança 1 traz dez lotes residenciais e duas famílias como habitantes. No Estoque de Famílias, há mais três para se mudarem para a vizinhança. Sendo a primeira do jogo original, ela traz algumas das famílias mais conhecidas e consagradas da série The Sims, tais como a Família Caixão e a Família Novato.

Vizinhança 2

Vizinhança 2.png

Introduzida em Gozando a Vida, a Vizinhança 2 traz apenas uma família jogável, os Mashuga. O terreno é exatamente igual ao da Vizinhança 1, padrão presente nas outras vizinhanças adicionadas nesta mesma expansão. Além da casa dos Mashuga, existem outras duas casas desabitadas, uma com design rústico e outra de aparência moderna.

Vizinhanças 3, 4, 5, 6, 7 e 8

Completamente desertas e desabitadas, essas vizinhanças foram introduzidas em Gozando a Vida e em Fazendo a Festa. Elas dão oportunidade aos jogadores de criar mais famílias, uma vez que logo as vizinhanças já disponíveis seriam lotadas.

Cidade

Cidade.jpg

Embora não seja habitável, a Cidade, introduzida em Encontro Marcado, traz os famosos lote comunitários que permitem aos Sims saírem para encontros. Entre as opções, estão restaurantes, parques, shoppings e até mesmo praias. É possível jantar, participar de jogos, comprar presentes e, evidentemente, namorar. Alternativamente, pode-se visitar a Cidade sozinho.

Ilha de Férias

Ilha de Férias.png

Introduzida por Em Férias, a Ilha de Férias traz três áreas com climas e atividades diferentes. Estas áreas correspondem a um terreno coberto de neve, onde se pode praticar snowboarding e criar anjos de neve, por exemplo; um terreno florestal, onde se pode acampar, pescar e conversar em volta de uma fogueira; e por fim, um terreno praiano, onde se pode nadar.

Cidade Velha

Cidade Velha.jpg

O Bicho Vai Pegar trouxe a Cidade Velha, que expande consideravelmente o território da Vizinhança 1 e traz novas famílias e lotes. Entre estas famílias, estão os pais de Vladmir Caixão e a família Subúrbio, aqui chamada de Campos. Ambas viriam a retornar em gerações futuras. Curiosamente, o território das Vizinhanças 2, 3 e em diante também é expandido, trazendo as mesmas famílias e lotes novos.

Studio Town

Studio Town.jpg

Studio Town traz as várias oportunidades introduzidas em Superstar. Constituída apenas por lotes comunitários, é possível investir na carreira de cantor, ator, ou modelo, além de relaxar nas saunas locais e encontrar celebridades da vida real andando pelos lotes, identificáveis por estrelas acima dos mesmos.

Cidade da Magia

Cidade da Magia.png

Num Passe de Mágica, último pacote de expansão da primeira geração, traz a Cidade da Magia. Seus lotes têm aspecto macabro e arquitetura rústica. Neles, é possível apresentar-se em palcos para ganhar moedas mágicas, comprar ingredientes mágicos, entreter-se com brinquedos e duelar com outros bruxos. Além disso, há dois lotes residenciais que podem ser adquiridos com simoleons e moedas mágicas.

Pacotes de Expansão

A série The Sims é conhecida pelo número elevado de pacotes de expansão, que adicionam novos objetos, possibilidades e interações. A primeira geração foi acompanhada de sete pacotes de expansão:

Capa The Sims Gozando a Vida.jpg Gozando a Vida, lançado em 27 de agosto de 2000. Mais de cem objetos novos são adicionados, com o objetivo de tornar a vida doméstica mais divertida e moderna. Novos NPCs, como a Dona Morte e o Gênio da Lâmpada, são introduzidos. Além disso, mais carreiras estão disponíveis, tais como hacker e jornalista.
Capa The Sims Fazendo a Festa.jpg Fazendo a Festa, lançado em 5 de abril de 2001. Decorações e material relacionado a festa é adicionado, incluindo pisos de luz, jaulas de dança e balões coloridos. Novos NPCs podem dar as caras durante as festas dos Sims, tais como Gabby, o Mímico, que sinaliza uma festa ruim.
Capa The Sims Encontro Marcado.jpg Encontro Marcado, lançado em 14 de novembro de 2001. Com a expansão, torna-se possível marcar encontros na Cidade, área urbana cheia de restaurantes e lotes comunitários. Além disso, uma enorme gama de interações sociais se torna possível, além da introdução da barra de relacionamento vitalício, representando um vínculo mais duradouro entre os Sims.
Capa The Sims Em Férias.jpg Em Férias, lançado em 25 de março de 2002. Como o título sugere, traz a possibilidade de sair de férias aos Sims. A Ilha de Férias é composta de três regiões distintas, que permitem diferentes experiências. O propósito da viagem está a critério do jogador, que pode planejar algo romântico, familiar, ou solitário.
Capa The Sims O Bicho Vai Pegar.jpg O Bicho Vai Pegar, lançado em 22 de setembro de 2002. Além de adicionar a possibilidade de criar e cuidar de bichos de estimação, a vizinhança original é expandida consideravelmente, trazendo novos lotes, famílias e áreas comunitárias. Os Sims podem visitar os parques ou os cafés da vizinhança, agora conhecida como Cidade Velha.
Capa The Sims Superstar.jpg Superstar, lançado em 15 de maio de 2003. Agora, é possível que os Sims se tornem estrelas, podendo investir na moda, na música ou na atuação. A nova vizinhança de Studio Town é adicionada, onde são encontradas celebridades e oportunidades para um Sim criar sua fama.
Capa The Sims Num Passe de Mágica.jpg Num Passe de Mágica, lançado em 28 de outubro de 2003, conclui a primeira geração da série The Sims. Os Sims podem conquistar poderes mágicos e manipular o ambiente ao redor com seus novos poderes. Uma última vizinhança, a Cidade da Magia, é adicionada. Apesar da grande maioria de seus lotes serem comunitários, duas residências localizada nas colinas podem ser habitadas por Sims, compradas com simoleons e com Moedas Mágicas, uma moeda alternativa usada na Cidade.

Compilações

Foram lançadas dez compilações para The Sims, reunindo o jogo base com expansões, ou mesmo um conjunto de expansões, que exigem que o jogador tenha, previamente, uma cópia do jogo base.

Capa The Sims Deluxe.jpg The Sims Deluxe, lançado em 10 de outubro de 2002. Esta compilação inclui o jogo base e o pacote de expansão Gozando a Vida. Além disso, o The Sims Creator, que permite aos jogadores personalizar melhor seus Sims, também está incluído.[1]
Capa The Sims Deluxe em Dose Dupla.jpg The Sims Deluxe em Dose Dupla, lançado em 10 de outubro de 2003. A compilação inclui, além do jogo base, os pacotes de expansão Gozando a Vida e Fazendo a Festa. Assim como na edição Deluxe, o The Sims Creator está incluído.[2]
TheSimsTripleDelux-1-.jpg The Sims Triple Deluxe. A compilação incui, além do jogo base, os pacotes de expansão Gozando a Vida, Fazendo a Festa e Em Férias. O The Sims Creator também está incluído.[3] Esta compilação foi lançada apenas na Europa.
The Sims Mega Deluxe.jpg The Sims Mega Deluxe, lançado em 25 de maio de 2004. A compilação inclui, além do jogo base, Gozando a Vida, Fazendo a Festa e Encontro Marcado. Ela não chegou a ser lançada no Brasil.
The Sims Exp-3-Pack Vol 1.jpg The Sims: Expansion Three-Pack Volume 1 é uma compilação que reúne as expansões Fazendo a Festa, O Bicho Vai Pegar e Superstar. Outros volume semelhante foi lançado. Esta compilação não chegou ao Brasil.[4]
The Sims Exp-3-Pack Vol 2.jpg The Sims: Expansion Three-Pack Volume 2 é uma compilação semelhante à anterior, reunindo as expansões Encontro Marcado, Em Férias e Num Passe de Mágica. Assim como o outro volume, este não chegou ao Brasil.[5]
The Sims Exp-Col Vol 1.jpg The Sims: Expansion Collection Volume 1 é o primeiro de três volumes que reúnem dois pacotes de expansão do jogo. No caso, Fazendo a Festa e o O Bicho Vai Pegar. Não chegou a ser lançada no Brasil.[6]
The Sims Exp-Col Vol 2.jpg The Sims: Expansion Collection Volume 2 é o segundo de três volumes que reúnem dois pacotes de expansão do jogo. No caso, Encontro Marcado e Num Passe de Mágica. Não chegou a ser lançada no Brasil.[7]
The Sims Exp-Col Vol 3.jpg The Sims: Expansion Collection Volume 3 é o terceiro e último volume que reúne dois pacotes de expansão do jogo. No caso, Em Férias e Superstar. Assim como os anteriores, também não foi lançada no Brasil.[8]
Capa The Sims Coleção Completa.jpg The Sims Coleção Completa, lançado em 1 de novembro de 2005. Esta compilação traz o jogo base e todos os sete pacotes de expansão, que devem ser, obrigatoriamente, instalados de uma vez. Assim como a edição Deluxe em Dose Dupla, o The Sims Creator está incluído.[9]

Curiosidades

  • The Sims foi produzido para ser um jogo apenas de arquitetura. O objetivo era criar casas que posteriormente eram avaliadas por outros Sims.
  • O primeiro objeto criado para The Sims foi o vaso sanitário.[10]
  • Para lançar The Sims na China, a carreira criminal teve de ser renomeada, sendo transformada na carreira de mímico. Todo o conteúdo teve de ser mudado para uma temática de mímicos.[10]
  • Durante o desenvolvimento do jogo, a equipe teve de se mudar para um escritório em Walnut Creek. Para entrarem no espírito de desenvolvimento de Fazendo a Festa, o escritório foi decorado numa temática Tiki. A equipe também comprou uma pinhata que, segundo Lyndsay Pearson, produtora sênior do jogo, seria destruída no lançamento de The Sims 3. Entretanto, ela segue intacta até os dias de hoje no estúdio.[10]
  • Em 22 de novembro de 2002, The Sims se tornou o primeiro videogame a aparecer na capa da revista estadunidense Newsweek.[10]
  • Enquanto The Sims ainda estava sendo produzido, quando um Sim se molhava, as poças que se formavam tinham uma cor mais "realista". A equipe achou que tal detalhe era "perturbador" e trocou a cor para um azul translúcido.[10]
  • Por um descuido por parte da equipe de produção, era possível que um gato fosse o encontro as escuras de um Sim em Encontro Marcado. Entretanto, tal bug estava disponível apenas por duas semanas e foi consertado pela equipe antes de O Bicho Vai Pegar.[10]
  • O Servus é reconhecido pela equipe como o primeiro NPC da série.[10]
  • Haviam apenas cerca de 3 mil arquivos de som em The Sims. Em The Sims 4, existem mais de 110 mil.[10]

Requisitos de Sistema

  • Sistema operacional Windows 95 ou mais recente (ME/NT/2000 não suportados).
  • Processador Intel Pentium II de 233 MHz ou superior.
  • 32 MB de memória RAM.
  • Drive de CD-ROM de velocidade 4x.
  • 350 MB de espaço livre no disco rígido.
  • 2 MB de memória de vídeo.
  • DirectX 7.0.

Referências

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória