FANDOM


Negócio
Get to work 2
Um exemplo de negócio.
Ícone Caixa Registradora (TS2)
Um negócio é uma loja construída e jogada pelo jogador, em que praticamente qualquer item pode ser vendido. É o principal tema de The Sims 2: Aberto para Negócios e um dos temas principais de The Sims 4: Ao Trabalho, The Sims 4: Escapada Gourmet e The Sims 4: Gatos e Cães. É um dos mais complexos sistemas do jogo.

The Sims 2

Lembrança - Negócio
Sims podem usar o telefone ou computador para começar um negócio em casa ou em um lote comunitário. Se The Sims 2: Vida de Universitário está instalado, negócios podem ser criados em lotes da universidade, mas jovens adultos podem ter lotes em outras vizinhanças.

Um item indispensável para uma loja de sucesso é uma placa aberto/fechado. Membros da família do fundador podem usá-la para chamar funcionários ou enviá-los para casa. Sims podem usar um táxi ou carro pessoal para ir para um lote comunitário que eles possuem. Uma vez lá, eles poderão estocar as prateleiras, comprar itens no atacado, empregar pessoal, ser o caixa, etc.

Jogadores podem mandar Sims jogáveis para um lote comunitário possuído por outro Sim jogável. Se isso for feito, versões autônomas do dono do lote e funcionários (se existem) aparecerão. Isto pode só ser feito se nenhum dos membros do núcleo do proprietário ficaram no lote quando ele foi salvo pela última vez. Se um jogador quer usar um lote comunitário de negócio, deve encontrar um funcionário para ser o operador de caixa registradora, ou ela permanecerá desatendida.

Portas, em um negócio, terão uma tranca personalizada, que permite que apenas funcionários e membros do núcleo poderão passá-la.

Vendendo ou transferindo um negócio

O dono de um negócio feito em casa não pode transferir a escritura para o Sim, mesmo que seja do mesmo núcleo/família. Se o dono do negócio falecer, outro Sim possível no lote (se existir) irá se tornar o proprietário do lote. Se não existir mais nenhum Sim do lote, o negócio será dissolvido.

A escritura de um lote comunitário pode ser vendida de volta à comunidade, ou ser colocada para ser vendida. Ele também pode ser transferido para outro membro do lote. Se The Sims 2: Quatro Estações ou posterior é instalado, a escritura pode ser dada como um presente, se estiver no inventário do proprietário. Entretanto, transferir a escritura desta maneira não funciona.

Se uma empresa em um lote comunitário é transferida para outra pessoa, seus funcionários, estrelas de fidelidades dos clientes e classificação do negócio vão com ele. No entanto, as vantagens de negócio não vão com a escritura.

Tipos de empresas

As empresas podem ser divididas em três tipos básicos. A maioria das empresas são lojas que vendem produtos e serviços, mas também há locais que dão aos Sims a oportunidade de preencher várias necessidades, numa base "pagar-para-ficar". Sims podem também possuir restaurantes, que são considerados um terceiro tipo de negócio.

Lojas

Lojas pode vender praticamente qualquer objeto que está disponível no Modo de Compra. Uma das ferramentas disponíveis no canto superior direito da tela é o Modo Venda em Atacado, que permite que o proprietário compre com desconto. Quando ativo, os objetos do modo de Compra que podem ser vendidos terão um fundo amarelo brilhante, e o preço mostrado será o preço de atacado. Objetos comprados no modo de atacado são automaticamente marcados como para venda.

Alguns objetos normalmente não aparecem no Modo de Compra, enquanto em um lote comunitário comprado ainda pode ser acessado e colocado à venda através do Modo de Atacado. Uma vez que um item foi vendido, pode ser reabastecido em seu atual preço de atacado.

Com Vida Noturna, lojas em lotes comunitários podem vender carros que são colocados sobre uma plataforma apropriada, se o lote é grande o suficiente para suportá-la.

Lojas também podem vender itens feitos pelo Sim, tais como pinturas. Os exemplos mais óbvios destes são criados em bancadas: arranjos de flores, brinquedos e robôs. Se Tempo Livre também está instalado, objetos feitos na cerâmica e feitos com costura podem ser vendidos. Com Tempo Livre, é ainda possível vender carros restaurados. Se Vida de Apartamento é instalado, poções e outros itens feitos por bruxas podem ser vendidos também.

Lojas podem vender coisas como roupas, revistas, computadores, videogames, aparelhos eletrônicos pessoais (ex: celular e MP3) e mantimentos. Estes produtos podem ser vendidos também:

  • Se Quatro Estações também está instalado, de peixe e de produtos podem ser vendidos.
  • Se Bichos de Estimação também está instalado, as lojas podem vender animais de estimação.
  • Com Vida de Apartamento instalado, reagentes e outros itens para as bruxas podem ser vendidos também. As várias poções podem ser postas à venda, e uma vez que vendidas, pode ser reabastecidas da mesma forma como o do Modo de Compra.
  • Lojas podem vender serviços como modificações de visual. Com Bon Voyage, uma loja que tem a mesa de massagem pode vender massagens.

O distrito de Vila Água Azul tem exemplos de muitos tipos diferentes de lojas, algumas das quais já são de propriedade de pré-fabricados.

Espaços

Espaços são locais, como clubes e galerias, que vendem a oportunidade de satisfazer necessidades. Isto é feito através da máquina Eletro-Ticket, que permite que o proprietário cobre pelo tempo que os Sims ficam o lote. Uma vez que o proprietário, ou um membro da família do proprietário, fixou um preço e decidiu passar a cobrar, potenciais clientes irão se reunir ao redor da máquina e considerar se querem ou não entrar.

Isto funciona como ofertar um produto em uma loja, exceto que o que está sendo vendido é a ideia de ficar no lote por um tempo. Uma vez que a venda é feita, o cliente vai para a máquina de bilhetes, pega um ingresso e entra no local. Enquanto estiverem lá, eles vão periodicamente ser cobrados do preço do bilhete.

Tal como acontece com a venda de itens em lojas, definir o preço do bilhete mais elevado significa que os bilhetes vão ser mais difíceis de vender.

Se um local tem uma cozinha com um fogão, é melhor colocá-lo atrás das portas que apenas os membros da família e funcionários podem usar. Caso contrário, os clientes famintos vão usar a cozinha, e às vezes vão deixar comida no fogão ou no forno. Isto pode deixar a comida queimar ou mesmo um incêndio.

Para evitar que isto aconteça, um jogador pode preferir fazer a comida em uma cozinha, e servir a comida fora dela. Quando os clientes ficam com fome o suficiente, eles vão se servir.

The Sims 4

Ícone - Negócio (TS4)
Em The Sims 4: Ao Trabalho, as informações sobre os negócios foram expostas no trailer do gameplay, dando dicas e explicando como se gerencia um negócio. Há um botão novo, à direita do de necessidades, dedicado exclusivamente às lojas, que fornece as seguintes opções, também encontradas na caixa registradora:
  • Abrir / Fechar (loja)
  • Transferir dinheiro (Casa - Loja)
  • Gerenciar funcionários

Ao fechar a loja, as estatísticas aparecem automaticamente na tela.

Além disso, os Sims podem, se tiverem dinheiro, colocar propagandas para aparecerem na TV e na internet.

Começando um negócio

O jogador pode criar qualquer tipo de comércio que quiser. Ele precisa de um Lote Comercial e então poderá construir e gerenciar sua loja. Os Sims podem vender qualquer coisa do catálogo do Modo Compra e os itens que eles colecionam ou produzem.

Quando o Sim abrir seu negócio, ele pode contratar funcionários - e editar seus uniformes - que, conforme se tornam mais experientes, tornam uma venda mais rápida e fácil. E, conforme isso acontece, seus Sims ganham Pontos de Vantagens que ajudam o Sim a progredir com seu comércio.

Pessoas

Funcionários

Seu Sim pode contratar funcionários para ajudarem no funcionamento e sua loja. O seu Sim pode observar, ao contratar funcionários, suas habilidades, e o salário exigido - definido de acordo com o nível de suas habilidades. Os funcionários possuem 3 habilidades:

  • Venda: funcionários com esta habilidade terão melhor eficácia quando trabalham em vender;
  • Ética Profissional: funcionários com baixo nível nesta habilidade jogarão no celular e conversarão com seus colegas em vez de trabalhar, por exemplo;
  • Manutenção: funcionários com esta habilidade serão mais eficazes em limpara a loja e repor estoques.

Você pode atribuir 4 funções diferentes para cada um deles, sendo elas: atender clientes (concluir a compra); responder respostas (motivar); limpar a loja e repor estoques.

No início do jogo, apenas um funcionário pode ser contratado. Entretanto, conforme você ganha Pontos de Vantagens, você pode comprar recompensas, e uma delas é espaço para mais um funcionário.

Clientes

Os clientes chegarão assim que sua loja for aberta. Quanto mais itens motivacionais você tiver, mais clientes entrarão em sua loja.

Quando eles começarem a se interessar pelos produtos, uma barrinha azul aparecerá sobre suas cabeças. Você pode usar as interações especiais de comércio (indicadas pelo ícone de uma caixa registradora) para enchê-la mais rapidamente, ou antes que eles desistam de comprar alguma coisa.

Alguns clientes irão iniciar sua barrinha azul sozinhos e enchê-la até o fim, outros precisarão de ajuda para enchê-la ou até mesmo para criar sua barrinha azul. Quando a barrinha azul estiver cheia, o comprador deixará uma mensagem no canto superior da tela e irá até o produto desejado.

Quando ele estiver em frente do produto desejado, uma bolinha branca com um carrinho de compras azul aparecerá em cima de sua cabeça. Escolha a interação Atender Cliente para finalizar a compra.

Tipos de negócio

Há dois tipos básicos de negócio, sendo eles lojas, onde pode-se vender praticamente qualquer coisa; e confeitarias, onde os Sims podem comprar alimentos e satisfazer sua necessidade de Fome.

Lojas

As lojas são lotes onde os Sims podem vender qualquer item que eles compram, colecionam ou produzem. Através deste tipo de negócio podem ser vendidos móveis, roupas, brinquedos, quadros, fotografias, livros... As lojas, vendendo certos produtos, precisarão de coisas específicas para ajudar na venda deles. Por exemplo, uma butique pode ter manequins para expor as novas ideias de moda do Sim, e um estúdio fotográfico precisa de um pano de fundo e uma câmera para tirar as fotos, e posteriormente, expô-las.

Confeitarias

São um lugar onde se vendem alimentos, para satisfazer o apetite dos Sims. Este tipo de negócio precisa de uma cozinha. Na cozinha, os Sims cozinham o alimento a ser vendido. Se o jogador desejar, pode colocar mesas e cadeiras, entretanto, os Sims não comerão nelas.

Restaurantes

Lembrança - Universidade Melhores Confira o artigo principal: Restaurante.

Como em The Sims 2: Aberto para Negócios, em The Sims 4: Escapada Gourmet, os Sims podem contratar funcionários para os seus negócios e definirem suas tarefas, bem como o seu uniforme de trabalho. Os funcionários podem ser promovidos ou rebaixados e ter uma satisfação para o seu trabalho.

Clinicas Veterinárias

Lembrança - Universidade Melhores Confira o artigo principal: Clínica Veterinária.

Em The Sims 4: Gatos e Cães, Sims são capazes de construirem sua própria clínica veterinária e ajudar os animais de estimação no que eles precisam. É possível fazer a realização de cirurgias e lhes dar tratamentos ou diagnósticos para os animais a fim de torná-los mais felizes.

Veja também

Fontes

  • O Sim BR.net (post com várias informações encontradas nesta página)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.