FANDOM

Fantasma
Agnes assustada.jpg
Agnes Rugabaixa vendo o fantasma de seu falecido marido, Erik Darling, em The Sims 3.
Profissão3 Investigador.png Veja também: Morte.
Ícone Fantasma.png
Um fantasma é o espírito de um Sim que morreu. Eles aparecem em quase todos os jogos da série The Sims, normalmente aparecem à noite e irão perambular pelo lote. Eles podem assustar ou mesmo matar Sims ao assustá-los.

The Sims

Em The Sims, fantasmas têm uma coloração verde-água e são transparentes. Eles irão andar pelo lote, passando por paredes e objetos. Também são capazes de assustar Sims, o que pode ser identificado pela interação "Ser Assustado". Ao ser assustado, um Sim irá naturalmente se apavorar e, em seguida, correrá para longe do fantasma. Isto também irá causar uma queda nas necessidades, o que pode levar à inanição se o Sim assustado estiver com a necessidade fome em baixa.

Com o pacote de expansão Num Passe de Mágica, há um feitiço chamado "Mude Sua Pele": ele permite que Sims se tornem fantasmas temporariamente. Com este feitiço, é possível atravessar paredes, objetos e conversar com fantasmas.

The Sims 2

Em The Sims 2, os fantasmas têm novas habilidades e podem ser maléficos. São capazes de possuir e quebrar diversos objetos, incluindo objetos que estão sendo usados por Sims. Existem diferentes tipos de fantasma, que irão variar de acordo com a causa da morte. Enquanto ver um fantasma é normalmente um medo, Sims aspirantes ao conhecimento irão desejar ver fantasmas. A necessidade Ambiente de um Sim que vai para o lado de fora à noite enquanto mais de um fantasma está vagando pelo lote irá para zona vermelha. Assim como na primeira geração, os fantasmas são NPCs e não podem ser controláveis.

Fantasmas podem ter cores variadas, o que será determinado com a causa da morte. Sims que morreram de velhice irão ter uma cor branca, enquanto Sims que morreram eletrocutados terão uma cor amarelada e com faíscas, por exemplo. A causa da morte também influenciará na maneira de agir do fantasma:

  • Fantasmas de Sims que morreram de velhice são normalmente calmos, mas podem se enfurecer caso seu cônjuge tenha se casado novamente.
  • Fantasmas de Sims que morreram de inanição irão abrir o refrigerador para pegar comida frequentemente e irritar-se-á se o refrigerador estiver vazio. É o único tipo de fantasma que pode subir escadas, mas ele só irá fazê-lo se um refrigerador não estiver disponível em seu andar atual.
  • Fantasmas de Sims que morreram eletrocutados, atingidos por granizo e doentes reencenarão suas mortes de tempos em tempos.
  • Fantasmas de Sims que se afogaram deixarão poças por onde passarem enquanto assombram o lote. Isto favorece o surgimento de ervas daninhas.
  • Aqueles que foram devorados pela Planta-Vaca[TS2:VdU] provocarão a planta se esta ainda estiver no lote com um frango e ela tentará devorá-lo sem sucesso.

The Sims 3

Ícone Fantasma - The Sims 3.png
Em The Sims 3, assim como em seu antecessor, a cor do fantasma varia de acordo com a morte do Sim. Ao contrário de The Sims 2, na terceira geração os fantasmas têm cores muito mais vivas e brilhantes e são tratados como Sims normais, ou seja, é possível interagir e melhorar o relacionamento com eles.

Também é possível controlar fantasmas de dois modos: o modo mais conhecido é recebendo a oportunidade "Meu Fantasma, Meu Problema", que é recebida depois que um Sim constrói um relacionamento alto o bastante com um fantasma. O outro modo é criar seu próprio fantasma no Criar um Sim[TS3:SN]. É possível, inclusive, ressuscitar um fantasma fazendo-o comer Ambrósia, por exemplo.

Em Monte Vista, um mundo disponível na The Sims 3 Store, há um fantasma controlável, Valentino Montez. Em Moonlight Falls[TS3:SN], há uma família composta por três fantasmas controláveis e uma humana, o Núcleo Caixão. Há também o Núcleo Colegas de Casa Sobrenaturais, compostos por um vampiro, um fantasma e um lobisomem, todos controláveis.

The Sims 4

Ícone Fantasma - The Sims 4.png
Em The Sims 4, os fantasmas foram adicionados através do quinto patch.

Ao morrer, o fantasma se torna não-jogável, mas essa ação pode ser contrariada se o jogador convidá-lo para viver com a família. Eles poderão ter relacionamentos, se casar, fazer Oba-Oba, trabalhar, completar aspirações e ganhar traços. Entretanto, eles têm algumas limitações: não podem realizar a ação "Tentar ter um Bebê" (visto que não podem engravidar) e também não podem envelhecer.

Fantasmas podem possuir objetos e reparar objetos quebrados, quando existirem. Têm novas interações exclusivas disponíveis para eles, como "Assustar" e "Falar sobre Morte", além das que ganhará dependendo do tipo de sua morte.

A Ambrósia e a Flor da Morte, ambos itens adicionados originalmente em The Sims 3, também foram adicionados. O nível 10 da habilidade Gourmet terá uma nova receita - Ambrósia - que pode ser usada para trazer um fantasma a vida ou rejuvenescer um Sim. A Flor da Morte pode ser usada por um Sim para salvar-se ou salvar outro, quando visitado pela Dona Morte.

Diferente da segunda e terceira gerações, os fantasmas não têm cores que se diferenciam dependendo da morte, eles mudam de cor de acordo com as suas emoções. Por exemplo, um fantasma feliz terá a cor verde, mas caso ele fique triste, ele mudará para azul. Essas cores são as mesmas do fundo atrás da imagem do Sim.

Fantasmas tem uma experiência única de pós-vida baseado na forma que eles morreram, assim como pequenos efeitos em alguns:

  • Sims que morreram de fome procuram satisfazer a fome na vida após a morte;
  • Sims que morreram por excesso de esforço e velhice preferem pegar leve após virarem fantasmas;
  • Sims que morreram por fogo possuem uma nova interação especial, "Provocar Incêndio", quando estão Furiosos. Há fumaça que sai do fantasma;
  • Sims que morreram por fúria ficam Furiosos aleatoriamente e possuem um pouco de fumaça dentro do peito;
  • Sims que morreram por riso ficam Brincalhões aleatoriamente;
  • Sims que morreram por vergonha ficam Envergonhados aleatoriamente;
  • Sims que morreram por eletrocussão liberam pequenos raios elétricos;
  • Sims que morreram pela Planta Vaca têm o desejo de prejudicar ou ajudar o mundo vegetal. Eles podem causar a morte em plantas, quando tiverem uma emoção negativa, e vão cuidar de plantas, quando tiverem uma emoção positiva;
  • Sims que morreram por afogamento ficam Tensos ao entrar em piscinas. Gotas d'água ficam pingando do fantasma;
  • Sims que morreram por comer um baiacu possuem este peixe nadando dentro de seu peito;
  • Sims que morreram por exposição ao vapor têm vapor saindo de seu peito;
  • Vampiros que morreram por luz solar têm um pequeno sol dentro de seu peito.

Traços especiais

Dependendo de sua morte, o fantasma receberá um traço extra exclusivo.

Lista de traços
Imagem Traço Descrição Jogo
Morte por Afogamento Morte por Afogamento Este Sim se afogou e agora tem medo de água. Ícone The Sims 4.png
Morte por Riso Morte por Riso Este Sim morreu de um acesso de riso que volta a aparecer de vez em quando. Ícone The Sims 4.png
Morte por Planta-vaca Morte por Planta-vaca Este Sim foi devorado por uma Planta-vaca e ainda se sente meio desconfortável perto de plantas. Ícone The Sims 4.png
Morte por Fogo Morte por Fogo Este Sim morreu em um incêndio, e as chamas ainda o assombram. Ícone The Sims 4.png
Morte por Idade Morte por Idade Este Sim morreu quando sua hora chegou. Ícone The Sims 4.png
Morte por Sobre-esforço Morte por Sobre-esforço Parece que é possível fazer isso em excesso. Este Sim fez até a morte. Ícone The Sims 4.png
Morte por Fúria Morte por Fúria Este Sim morreu de apoplexia e sua raiva ainda lhe acompanha. Ícone The Sims 4.png
Morte por Choque Elétrico Morte por Choque Elétrico Este Sim ficou literalmente chocado quando sofreu um choque elétrico fatal. Ícone The Sims 4.png
Morte por Fome Morte por Fome Este Sim morreu de fome, e os espasmos no estômago lhe seguiram no além-túmulo. Ícone The Sims 4.png
Morte por Vergonha Morte por Vergonha Este Sim se sentiu tão humilhado que literalmente morreu de vergonha. Ícone The Sims 4.png
Morte por Baiacu Morte por Baiacu Este Sim morreu pela boca, comendo um peixe extremamente venenoso. Ícone The Sims 4 Vida na Cidade.png
Morte por Vapor Morte por Vapor O Sim morreu por causa da exposição excessiva ao vapor e agora fica o tempo todo quente e desidratado. Ícone The Sims 4 Dia de Spa.png
Morte por Luz Solar Morte por Luz Solar Esse Sim morreu por ficar exposto aos raios UV nocivos! Ícone The Sims 4 Vampiros.png

Sonhador (Traço Removido).png Dica!

Fantasmas podem ser ressuscitados usando um Livro da Vida ou Ambrósia.

Versões para consoles

The Sims: Bustin' Out (consoles)

Enquanto fantasmas não estão presentes na versão portátil do jogo, a família Caixão, que está presente na versão para consoles, tem um cemitério no quintal e, consequentemente, fantasmas assombram o lote. Se um sim morrer no modo freeplay, seu fantasma também irá assombrar o lote se sua lápide ou urna não ser removida. Alguns Sims também podem morrer no modo história.

The Sims 2 (consoles)

Nesta versão, fantasmas têm uma coloração azul e são totalmente controláveis. Eles também têm interações especiais, como assustar ou possuir. Ao se movimentarem, um som fantasmagórico pode ser ouvido. Se fantasmas controláveis estão presentes num lote, a Dona Morte irá permanecer até que todos eles sejam ressuscitados.

Esses são notáveis no estúdio do mundo, em um cenário de 'velho oeste', onde um dos objetivos é ressuscitar todos os fantasmas ali presente.

Curiosidades

The Sims 2

  • Em Quatro Estações, se a temperatura ambiente for negativa, um fantasma irá trocar de roupa e usar seus agasalhos e irá voltar para suas roupas casuais caso entre na casa, como fazem os Sims para se proteger do frio. Isto provavelmente foi um descuido por parte dos desenvolvedores.
  • Certos fantasmas, como o de Sims que morreram de eletrocussão ou doença, irão "reencenar" suas mortes enquanto assombram o lote.
  • Quando algum fantasma assusta algum Sim, ele perderá sua cor, ficando branco/cinza transparente.

The Sims 3

  • É possível ressuscitar fantasmas controláveis com Ambrósia.
  • Se um Sim tiver a Flor da Morte no inventário, ele pode negociar com a Dona Morte e trocar a flor por dias extras de vida. A Dona Morte sempre aceitará, mesmo que a causa de morte seja velhice. Porém, nesse caso, o sim não pode oferecer a flor duas vezes.
  • Sims que tem o traço Azarado ou Perdedor só podem morrer de velhice. Se morrerem por outro motivo, a Dona Morte os ressuscitará afirmando que não quer "tirar essa diversão da família"
  • Fruto da Vida, quando consumido puro, dá mais um dia de vida. A Ambrósia rejuvenesce até o começo da sua fase de vida atual.
Peixe fora do Fantasma.png

The Sims 4

  • Os fantasmas, ao contrário das versões anteriores, não tem cores para específicos tipos de morte, mas sim para cada tipo de emoção. Ou seja, se o sim estiver feliz, o fantasma será verde.
    • No entanto, terão traços que o darão benefícios ou malefícios.
  • O peixe no peito do fantasma de Morte por Baiacu muda de cor de acordo com a emoção do fantasma. Se ele estiver Normal, o peixe é cinza; mas se estiver com qualquer outra emoção, ele será colorido.
    • Parte da área onde o peixe nada pode ficar fora do peito do Sim. Isso é mais frequente quando o Sim está deitado.
    • Este peixe gira em torno de si lentamente durante alguns segundos após o jogo ser pausado.

Galeria

As cores dos fantasmas de acordo com sua morte.

Estado de Vida
Ícone Humano.png
Sim
Fantasma.png
Fantasma
Alien.png
Alienígena
Zumbi.png
Zumbiismo
Vampiro.png
Vampirismo
Servus.png
Servus
Lobisomem.png
Licantropia
PlantaSim.png
PlantaSimia
Pé-Grande.png
Pé-Grande
Gênio2.png
Gênio
Bruxa.png
Bruxa
Múmia.png
Múmia
SimBot.png
SimBot
Amigo Imaginário.png
Amigo
imaginário
Ícone Fada.png
Fada
Sereia.png
Sereia
Plumbot.png
Plumbot
Profissão3 Investigador.png Veja também: Híbrido.

Também no FANDOM

Wiki aleatória